Warhammer 40k – Parte 6

Entrando no Hobby

- por José Noce


Nesta série de postagens, estamos apresentando os detalhes sobre o war game Warhammer 40k. Hoje veremos como ingressar nesse hobby de uma maneira bem prática. Veja aqui também as Partes UM, DOIS, TRÊS, QUATRO e CINCO desta matéria.

Primeiramente, leia o Manual Básico e escolher um Codex, suplemento que contém as regras específicas para cada exército. Quem está começando, é uma boa baixar os livros na internet, ou então consegui-los com outros jogadores. Os Codexes também narram os feitos mais notáveis de cada exército, além de fatos marcantes da sua história. Isso é o que chamamos de Fluff, o cenário por trás do jogo. Estude o Manual Básico e devore seu Codex no café, no almoço e no jantar, até conhecer os seus pontos fortes e fracos. O próprio Codex oferece algumas opções  estratégicas para a criação do seu exército. São um ótimo guia para quem está iniciando.

Antes de uma batalha, os jogadores combinam a pontuação máxima de seus exércitos, que pode ser 500, 1000 ou 1500 pontos. À medida que escolher as unidades para o seu exercito, você vai descontando os pontos até completar valor determinado. Cada miniatura possui uma pontuação que indica o seu poder. Muitas miniaturas também permitem upgrades, comprados em pontos que lhes permitem usar armas, armaduras, equipamentos ou poderes para aumentarem a sua eficácia. Deste modo, é possível escolher entre ter um pequeno grupo de miniaturas de extrema perícia ou legiões de miniaturas de menor poderio, mas que sobrepujam o oponente em números. 

Outro parâmetro que influenciará a criação do seu exército é o tipo de missão. Ela indicará suas opções de escolha de unidades. Para cada tipo de missão há uma Tabela de Organização, que indica as quantidades mínimas e máximas que você pode possuir de cada unidade. Em missões standard, que são abordadas no Manual Básico, você deve possuir para o seu Destacamento Principal – composto pelas miniaturas do seu Codex – pelo menos uma opção de HQHead Quarters, ou Quartel General – que é o comandante do seu exército, duas Tropas de Linha, pelotões básicos que são a coluna dorsal do seu exército. Outros tipos de unidades mais específicas - Elite, Ataque Rápido e Apoio Pesado - podem fazer parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Participe!