Warhammer 40k – Parte 1

Um Jogo, Vários Hobbys

- por José Noce


Warhammer 40000 é um war game, um jogo de estratégia, onde cada jogador desenvolve seu próprio exército ultra-tecnológico de miniaturas colecionáveis, modelando-as, pintando-as e criando uma tática de acordo com as raças ou facções existentes no jogo para vencer as batalhas.

Ele surgiu em 1987 como uma versão high-tec do Warhammer Fantasy Battles. Com o passar do tempo, o 40k ganhou personalidade de tal forma e ambos os jogos se tornarem algo distinto, tanto em termos de cenário, quanto de mecânica. Entretanto, mantem muitas semelhanças.

Warhammer 40k, como é mais conhecido, pode ser dividido em quatro hobbys diferentes, sem que necessariamente cada adepto tenha que ter afinidade ou praticar todos. São eles:

  • Plastimodelismo, que é a montagem e personalização das miniaturas;
  • A Pintura das miniaturas;
  • Colecionismo;
  • O Jogo propriamente dito.

Além do próprio war game, Warhammer 40k rendeu em todos estes anos centenas de spin-offs – jogos, quadrinhos, animações e outras variantes do tema – tanto oficiais quanto feitos por fãs.

Dentre os produtos oficiais, podemos destacar as versões em board game e card game do jogo Space Hulk, a aclamada série de jogos de estratégia para PC Dawn of War e a animação Ultramarines, que vocês podem conferir no trailer abaixo.




Do material feito por fãs, temos a hilária série no You Tube Ifthe Emperor had a Text-to-Speech Device Se o Imperador Tivesse um Aparelho de Leitura de Escrita, ainda sem tradução em português. A animação não é das melhores, mas o autor demonstra um profundo conhecimento, enquanto satiriza o cenário de 40k.

Na próxima postagem, iremos falar um pouco mais sobre Quadragésimo Primeiro Milênio da Humanidade, o cenário de Warhammer 40k, num futuro distante e sombrio aonde só há a guerra...

5 comentários:

  1. Muito bom! Sempre tive curiosidade quanto a este jogo, especialmente a versão medieval dele, que se não me engano, se chamava "Age of Reckoning"

    ResponderExcluir
  2. Odin, da versão medieval eu não manjo muito não. Mas se não me engano este é o nome de um jogo virtual da linha fantasy do Warhammer. Sei lá. Se eu estiver enganado, por favor alguém informe o correto nos comentários.

    ResponderExcluir
  3. Pelo que achei na Wikipedia, a varsao medieval é o *Warhammer Fantasy Battle* mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Grato, nobres irmãos! Age of Reckoning era o nome do falecido MMO da série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odin, não sabia que tinha MMO. É mais abrangente que pensei.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!