Tagmar RPG


A aventura continua com a versão 3.0

por Filipe Lutalo

Após 31 anos, “1º RPG Brasileiro”, Tagmar, continua vivo, sendo atualizado por uma comunidade atuante, 100 % gratuito e com muito conteúdo.

Você poderá gostar:

Lançado em 1991 pela GSA, o “1º RPG Brasileiro” apresentou algumas novidades. A primeira delas era que todas as regras para se jogar estavam em um único livro, o que facilitava o acesso. O livro trazia o conceito inédito de Energia Heroica, uma característica existente em poucos indivíduos, “que mede a capacidade de desafiar o perigo, de escapar a golpes mortais, de saltar para a segurança longe do hálito flamejante de um dragão … Enfim, rir face à morte.” O sucesso da primeira edição se extinguiu em 1997 com o fechamento da editora GSA.

Em setembro de 2004, nasce o Projeto Tagmar, após os autores do RPG Tagmar do jogo liberarem os direitos comerciais. Seguindo os moldes dos projetos Open Source usados para desenvolvimento de software, voluntários assumem o papel de criar uma nova versão do RPG Tagmar, em nível profissional e 100 % gratuito disponível para download na Internet. Assim uma revisão geral das regras e da ambientação foi realizado e em setembro de 2005 o Tagmar 2.0 foi lançado.


Em 2016 surge a demanda de resolver problemas levantados desde a versão 2.3. O capítulo de habilidades sofre uma mudança geral. O capítulo de combate foi revisada a lista de armas, com inclusão de novas armas, bem como a revisão dos danos e ajustes, amaduras, escudos e regra de dano.Por fim, todo o sistema de técnicas de combate foi alterado. Novidades também para os demais capítulos com muitas mudanças nas regras de magias, evolução, pertences e afins e o de mecânica de jogo. Essas e outras mudanças culminaram com o lançamento do Tagmar 3.0.

Tagmar RPG 3.0 é um livro bem robusto. O jogador terá tudo em mãos para criar suas aventuras de RPG, basta fazer o download aqui. Ele possui 309 páginas, arte preto e branco e uma diagramação bem característica. Diferente de outros RPGs, os textos não são divididos em colunas, como em muitos outros produtos e a moldura de página trás ilustrações históricas e bem bonitas.

Reprodução do Livro Tagmar 3.0

A capa do livro (Sandro Zambi) traz uma nova ilustração colorida, porém não perde a conexão com as outras edições. Ela dá o tom do jogo – um RPG de fnatasia medieval com as classes clássicas. A arte interna é preto e branca, aproveita ilustrações e modelos das antigas edições e apresenta novas mantendo o formato old school.

Sem dúvida, TAGMAR RPG 3.0 está mais vivo do que nunca. Com cenários, livros de magia, livros de criaturas, objetos mágicos, arquétipos de personagens, os jogadores possuem um vasto material de primeira qualidade para desbravar terras misteriosas e enfrentar perigos ocultos.



4 comentários:

  1. Tagmar, Desafio dos Bandeirantes, Millenia, Era do Caos... Tá aí um punhado de jogos nacionais que eu quetia ter tido contato na época! Na verdade eu gostaria de jogar mesmo hoje em dia! Hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mike, bem lembrado. O Millenia era um que eu gostaria de ter jogado. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Parece interessante, eu não conhecia o cenário Tagmar. Vou dar uma olhada.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!