MOJUBÁ RPG


O primeiro RPG Afrofuturista Brasileiro

por Filipe Lutalo

“Os buzios anunciavam que ele não era um qualquer, era uma cria e precisava sair daquele lugar, rápido. Nesse exato momento, uma centena de pássaros sugadores de sangue entraram pela janela entreaberta. Essas criaturas foram enviadas pelas feiticeiras. Mnguni saltou por uma porta e a trancou atrás de si. Por que as feiticeiras o queria morto era o que precisava descobrir. Correndo pelos becos de Mojubá, saiu em busca de um destino ancestral.”

Mojubá está em financiamento coletivo no Catarse. Escrito por Lucas Conti, é um RPG “que evoca a ancestralidade, poderes fantásticos e afro-fantasia”. Focado na cultura Afro-brasileira, o livro se aproxima das lendas do candomblé e da umbanda, valorizando a cultura e ressaltando as africanidades.

Ilustração: Vininius de Araújo.

O autor, Lucas Conti, revela que “Mojubá” é tudo. É para cima, para os lados, é o fundo do rio, é a última nuvem dos céus. É uma enorme cidade futurista criada nos moldes de Rio de Janeiro, Lagos e Salvador é o palco onde o jogo acontece. Novas invenções chamadas de Gambiarras, graças a descoberta de búzios que armazenam energia, são capazes de feitos fantásticos e ao que tudo indica o mundo parece entrar em uma nova era.

Os jogadores encarnam Crias, pessoas que nasceram com habilidades mágicas vindas dos Orixás. Esses poderes variam que qual Orixá sua cabeça pertence. Todas as crias possuem quatro atributos principais: Ipá (Força); Ori (Inteligência); Ginga (Destreza); Gana (Força de Vontade). Ainda possuem uma energia intitulada Axé e outra chamada Mácula. Podemos observar que já na criação de personagem, os jogadores começam a vivenciar o afrofuturismo.


O sistema é baseado no 2D6 + bônus de atributos. Para ser bem sucedido, o jogador precisa igualar ou superar a dificuldade da ação. Dependendo da sua Herança, ele pode adicionar mais um dado ao lançamento, aumentando as chances de sucesso.

O financiamento já superou os três mil búzios e está garantido. Boa notícia para que desejar ainda apoiar, pois é garantia que o projeto será lançado. O projeto fica no ar até 19 de dezembro de 2021 no Catarse, sendo a previsão de lançamento em janeiro de 2022.

Utilize da magia ancestral para combater espíritos e entidades malignos. Mojubá depende de você!

Apoie o projeto no Catarse: MOJUBÁ RPG.





2 comentários:

  1. Afrofuturismo tem muito o que crescer na literatura fantástica brasileira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mike, com toda a certeza. O crescimento do afrofuturismo passa também por uma redescoberta das nossa cultura afrodiaspórica e correlações com a África.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!