GURPS Dungeon Fantasy I


Adventurers

Filipe Lutalo 

Dungeon Fantasy Adventurers. Escrito por Sean Punch, ilustrado por Andy Clarkson, Ed Northcott e Dan Smith. Lançado pela e23 Souucebook para o sistema de RPG GURPS da Steve Jackson Games, Ano 2007, 31 páginas.

Esse é o primeiro suplemento da serie Gurps Dungeon Fantasy que prepara mestre e jogadores para enfrentar uma dungeon crawl. Escrito por Sean Punch, suas 31 páginas focam nos aventureiros.

O primeiro capítulo, Dungeon Fantasy Template, descreve 11 modelos de personagens que são comuns e mais adequados para uma dungeon. Os jogadores podem escolher entre: Barbarian, Bard, Cleric, Druid, Holy Warrior, Knight, Martial Artist, Scout, Swashbuckler, Thief e Wizard. Nada de parcos 125 pontos. A campanha nesse gênero inicia-se com 250 pontos de personagem. Isso porque, os personagens precisam de habilidades altas para sobreviverem na dungeon.

Créditos: reprodução da obra GURPS FANTASY DUNGEON I.

O capítulo 2, DUNGEON DELVERS’CHEAT SHEET, foca na discussão das vantagens, desvantagens e perícias que mais se aplicam ao estilo. Como o negócio aqui é ação, coisas como Meteorologia deveria ser deixada de lado e dar ênfase para a Sobrevivência (Florestas, Montanhas etc.). 

Spell é o capítulo 3. Ele debate as magias próprias para magos, clérigos e druidas. Estabelece os perímetros e como que magos, druida e clérigos aprendem e desenvolve a suas magias, bem no estilo dos primeiros jogos de fantasia, como o Dungeon & Dragons

Créditos: reprodução da obra GURPS FANTASY DUNGEON I.

Alguns personagens não conseguem fazer magias, mas possuem poderes especiais. Nesse capítulo, Powers, os jogadores encontrarão uma lista de poderes que ajudaram a individualizar algumas classes de personagens. 

Gear, capítulo 5. Um dos mais interessantes. Ele trata de todas os equipamentos que os personagens podem necessitar e ainda individualiza os equipamentos construídos por elfos e anões. Um excelente capítulo que pode ser adaptado para o GURPS BANESTORM. Além disso, traz itens mágicos mais comuns que são encontrados nas dungeons. 

Imprima as fichas, crie seus personagens e preparem-se para o hack’in slash. Você está pronto para explorar o GURPS Dungeon 2 – Dungeons?



8 comentários:

  1. Pelas minhas barbas!!! 250 pontos!!!

    Gostei bastante dos arquétipos de da premissa do suplemento. Um ótimo trabalho!

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  2. Sou mais adepto do low fantasy, mas de vez em quando vale a pena jogar algo diferente.

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  3. Me deu vontade de ler até. Principalmente esse detalhe dos equipamentos.

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    1. Isso que achei mais interessante. Sinto falta dessa diferenciação de itens nos jogos de fantasy.

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  4. A série Dungeon Fantasy é muito legal, com os 2 ou 3 primeiros volumes já tem muito conteúdo que facilita campanhas Hack and Slash. E com alguns ajustes e um grupo legal dá pra fazer uns jogos mais profundos sem perder a pegada do dungeon crawl.

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