GURPS ILLUMINATI: o mundo é mais estranho do que você imagina...



Descubra o desconhecido que nos cerca


Você está sendo controlado, o tempo todo. O preço da carne subiu por causa da seca? Sim, mas eles controlam as nuvens.

GURPS ILUMINATI é um dos suplementos de RPG mais divertidos que já li, porém nunca vi ninguém jogando. Talvez, porque ele revela coisas que não deveríamos saber.

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GURPS ILUMINATI foi lançado em português pela Devir Livraria em 1995. Escrito por Nigel D. Findley, ele apresenta um panorama conspiracional e de desinformação. Isso mesmo, nada o que vemos é a verdade, mas a verdade que os iluminatis querem que vejamos.


Sabe, aquela notícia da pessoa que escapou da morte em um acidente aéreo, simplesmente, porque o pneu do UBER furou, ou o check foi cancelado e a pessoa não embarcou? Achamos que foi coincidência, mas tudo faz parte de uma conspiração.

Introdução: Bem vindo ao mundo como ele realmente é


GURPS ILLUMINATI é o pior pesadelo de um paranoico, porque seus medos se tornam reais. Sim, meu amigo, o mundo de jogo é esse que estamos aqui e agora, mas com a diferença que os Illuminatis estão ocultos, nos bastidores mexendo cordas invisíveis e controlado você, eu, todos.

Alguns teóricos da conspiração dizem que o primeiro Illuminati foi Caim. “Você está dizendo que Caim conspirou com sua mãe e matou Abeu e isso torna o primeiro ILLUMINATI.”

Não, jamais teria coragem de proferir essa heresia.

Outros teóricos da conspiração afirmam que tudo começou no dia 1º de maio de 1776, quando Adam Weishaupt fundou uma sociedade secreta, originalmente chamada de “Perfeccionistas”, mas logo rebatizada como Illuminati. Sim existe uma conexão com o Dia Internacional do Trabalho na União Soviética.

Esse grupo se infiltrou em várias instituições, controlando-as de forma direta ou indiretamente.Construindo camadas conspiracionais, atrás de camadas conspiracionais com um único objetivo: Tentar dominar o mundo.

Eles estão por aí. Atrás de cada grande ou pequeno evento no mundo. Se nome pode ser diferente, mas tenho certeza, eles estão por aí.

Capítulo 1: Personagens


Os personagens em uma campanha iluminada são, na maioria, os mesmos arquétipos da campanha que você irá iluminar.O que eu quero dizer é que em uma campanha de 2ª guerra mundial, por exemplo, a maioria dos personagens seriam soldados, espiões ou outros tipos comuns da campanha, mas com uma pitada conspiracional.

Alguns arquétipos são bem exagerados. Os Anarquistas desejam eliminar todas s formas de governo. Os Estudiosos da Conspiração se dedicam a seguir as pistas deixadas pelos illuminati. Os Conspiradores “Afindes” são pessoas que acham que fazem parte da conspiração. Os seguidores de “cultos radicais” podem ser uma massa de manobra para os verdadeiros conspiradores.Os Homens de Preto surgem para avisar as pessoas que elas devem se afastar quando elas se aproximam muito da verdade.

Algumas vantagens e desvantagens terão um sabor secreto na campanha iluminada. Sendo o objetivo da campanha retirar o veu de mentiras e conspirações para encontrar a verdade, contatos, aliados e patronos podem ser de grande ajuda. Seriam pessoas que os jogadores confiam cegamente. (Coitados)

Amnésia, inimigos desconhecidos e segredo podem ser desvantagens ótimas para uma campanha iluminada

A Alquimia pode não ser uma fábula e ocultismo, ufologia e pesquisa poderão ser muito necessários. Por fim, a perícia Teoria da Conspiração é fundamental para aprofundar no obscuro.

Capítulo 2: A Campanha Iluminada


Uma campanha de Illuminati pode nascer illuminada ou não. O Mestre Conspiracional, digo, o Mestre do Jogo é o único que deve saber. O capítulo dá duas opções para o mestre organizar a campanha. A primeira, organizar uma rede de instituições que participam da conspiração e a segunda, improvisar e illuminar a campanha aos poucos. Independente das escolhas, os PdJs e jogadores deverão ser envoltos em um clima de conspiração e sempre desconfiar da verdade.

Capítulo 3: Grupos Illuminados


O capítulo descreve e dá sugestões de grupos que promovem a conspiração. Os cátaros, A Prince de Sion, A Network, a Sociedade de Assassinos (Creed) são algumas organizações que são descritas no livro.

Elas podem ser totalmente ficcionais, mas eu desconfio que muitas delas existem no nosso mundo real, mas com outro nome. Às vezes, organizações acima de quaisquer suspeitas podem estar envolvidas.Bancos, Movimentos ambientalistas e ruralistas, maçonaria, os templários, agências de inteligência, religiões organizadas e sindicatos podem ser envolvidos ou estarem em níveis mais superficiais da conspiração, apesar de não sabê-lo.

Aqui vale ressaltar que na tradução brasileira, o capítulo foi numerado como 6. Um erro do diagramador e do corretor ou um sinal da conspiração.

Capítulo 4: Por que o Sr. Contente Tem Uma Folha de Estanho Dentro do Seu Chapeu?


Coisas estranhas acontecem o tempo inteiro. Alguém faz um vídeo sobre um RPG meio obscuro que fala de conspiração, e isso é recomendado pelo YouTube. Aproveita e deixa o seu like e se inscreva no canal para receber novas informações conspirativas.

O capítulo 4 descreve alguns eventos sem sentido que podem acontecer em uma aventura comum e que o mestre resolveu illuminar. Às vezes, é uma tarefa sem sentido (LOST), um evento misterioso, pessoas estranhas que aparecem na aventura (por que alguém usaria uma folha de alumínio dentro do boné enquanto grava um vídeo, acidentes, grupos extremistas e fanáticos. A ideia é que esses eventos sem sentido à princípio sejam uma mola motriz para atrair os personagens para dentro da conspiração. Esse capítulo são dicas de como iluminar uma campanha que ninguém desconfia que é iluminada.

Capítulo 5: Diga nos apena o que aconteceu Senhora


Quando as coisas ficam densas, esse capítulo dará informações para o Mestre do Jogo de como criar uma conspiração e arrebatar os PdJ para o centro dela. Enquanto o capítulo anterior poderia ser um episódio de LOST, esse capítulo é o jogo do Assassin’s Creed ou o filme Anjos e Demônios.

Os PCs sabem que estão envolvidos em algo, algo profundo e eles precisam se virar. Será que os PdJs serão recrutados? ou será que eles descobrem quem está no comando? Use esse capítulo para lhe dar ferramentas para a sua aventura quando os PdJ souberem que estão em uma campanha de illuminati.

Capítulo 6: Homens de Preto: A serviço dos Illuminati


Nesse nível de aventura, você é a conspiração e trabalha para ela. Os Homens de Preto trabalham ativamente para os Illuminati. São personas que fazem parte de sociedades secretas e estão trabalhando ativamente para que a conspiração se mantenha. MIB é um ótimo exemplo de campanhas com esses personagens. Matrix também. O sr. Smith é um homem de preto e seu objetivo é manter a matrix, manter a conspiração.

Capítulo 7: FNORD


Se alguém descobrir o que significa essa palavra, por favor, não me conte. Neste capítulo, é abordado situações conspiracionistas que podem ser tiradas do mundo real. Misturas de campanhas iluminadas como Cyberpunk, Horror ou Viagem no tempo podem ser exploradas. Algo aqui me faz lembrar da série DARK.

Capítulo 8: Aperte o botão marcado com “S” de Socorro


Esse é o capítulo voltado para o mestre. Criar e manter uma campanha iluminada não é simples. Ela não pode ter informações demais que permitam que os Jogadores cheguem rápido ao centro da conspiração, ou não pode ter tantos becos sem saídas que os deixem tão perdidos a ponto de desanimar.

O mestre será exposto a conceitos conspiratórios de Complexidade e Tom para manter as coisas andando. Neste capítulo, o mestre saberá exatamente <fnord> . Descobrirá que a vida <fnord>. O segredo não é <Fnord>

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Você acredita que somos realmente controlados? Já jogou uma aventura ou campanha de GURPS ILLUMINATI? Como foi sua aventura? Deixe um comentário





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