Cinco RPGs de mesa para serem jogados em 2024

Mesas de RPG com novas aventuras

por Filipe Lutalo

Já estamos no segundo semestre de 2024 e muitos lançamentos permitirão aos jogadores criarem novas histórias quando os dados rolarem. Separei cinco títulos que estão circulando na mídia internacional para serem jogados em 2024.


1. Dungeons and Dragons (2024)


A mais nova versão de Dungeons & Dragons finalmente chegará este ano, apesar da data de lançamento ainda não estar confirmada. Inicialmente chamado de One D&D, dizem que pode ser a última versão principal do RPG, com demais conteúdos sendo lançados posteriormente. Aguardamos as alterações que a nova versão apresentará. Por enquanto, algumas especulações têm potencial para gerar bastante polêmica. É o caso da remoção de espécies jogáveis, como meio-elfos e meio-orcs. Outras como conceder um talento a cada personagem de primeiro nível podem ser bem interessantes. Aguardemos a chegada da nova versão do RPG mais jogado em todo o mundo.


2. King Arthur Pendragon 6E


A próxima edição de King Arthur Pendragon está sendo anunciada como a definitiva. A Chaosium, editora revelou que as mudanças nas regras consolidarão “quase três décadas de refinamento” do jogo. Espera-se que o jogo permaneça com o tom que permite os jogadores de interpretarem personagens complexos em um mundo medieval e com muitas tomadas de decisões difíceis. Mantenha os olhos abertos para o lançamento de King Pendragon 6E.


3. Daggerheart


Um jogo de RPG de fantasia da editora Critical Role Darrington Press. Daggerheart parece ser um RPG de fantasia que se concentra principalmente na narrativa colaborativa e na acessibilidade. Segundo o site Dicebreaker, o título será lançado como uma espécie de RPG em uma caixa – com os jogadores recebendo vários acessórios junto com o livro de regras do jogo, todos intrinsecamente ligados ao funcionamento de Daggerheart. Os jogadores usam cartas e também dados para criar seus personagens e jogar, bem como uma coleção de fichas modificadoras projetadas para ajudar a acompanhar eventos e mudanças. A ideia é ter um jogo acessível, que evite o folhear de muitas páginas de regras para encontrar uma informação.


4. Stormlight Archive RPG


O RPG é baseado em uma série de livros de fantasia escritos Brandon Sanderson. A franquia se passa em um universo compartilhado de Cosmere no planeta Roshar – onde um grupo de pessoas se encontra conectado quando desbloqueia poderes extraordinários ao se unir a seres de outro mundo chamados Spren. Lançado pela Brotherwise Games e Dragonsteel Entertainment, o RPG permitirá aos jogadores criar seus próprios personagens no mundo de Roshar, antes de conduzi-los por suas próprias narrativas pessoais. O RPG será baseado no sistema de jogo d20, além de contar com os“dado da trama”, mecânica que afetará quaisquer eventos em que um personagem esteja envolvido abrindo novas oportunidades e complicações para os jogadores interpretarem.


5. Wilderfeast


Ainda não exista um RPG de mesa oficial de Monster Hunter. Asim Wilderfeast oferece aos fãs da série um jogo onde os personagens perseguirão e tentarão derrotar monstros enormes, tudo para garantir uma refeição deliciosa. As criaturas prometem ser duras para ser derrubadas, logo, a estratégia de caça deverá ser cuidadosa. Em caso de sucesso, os jogadores colhem o produto da caça que pode ser usado para cozinhar, construir armas e equipamentos. Os jogadores também serão incentivados a cuidar e reabilitar outras criaturas que estão machucadas. A ideia é oferecer uma mensagem positiva de sustentabilidade. Os fãs da série Monster Hunter, Shadow of the Colossus e outras histórias e
m que as pessoas lutam contra criaturas gigantescas certamente irão gostar de Wilderfeast.



***
Qual RPG achou mais interessante? Além desses títulos, o que você está esperando para 2024?Deixe seu comentário?



6 comentários:

  1. Sério que NENHUM jogo de interpretação de papéis nacional merece estar nessa lista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também senti falta, não necessariamente nacional, mas pelo menos opções em Pt-BR.

      Excluir
    2. Bora avaliar o que está sendo lançado por aqui. Dou a resposta a vocês em breve no Blog. Fiquem ligados!

      Excluir
  2. Peguei abuso de Dungeons & Dragons depois da presepada da Wizards of the Coast sobre os lançamentos em Pt-BR!
    Legal ver um jogo tão antigo como Pendragon ainda existindo.
    Estou interessado em Daggerheart, embora ache que o formato que o jogo está tomando (com cartas) deva encarecer e dificultar seu lançamento por estas bandas.
    Wilderfeast me deixou curioso.
    No mais, acho que vale uma matéria com os "RPGs em português para se jogar em 2024".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca joguei um RPG de cartas. Tenho vontade de conhecer algum. Daggerheart parece ser interessante. Vou ver uma lista bacana de RPGs em PT para 2024.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!