GURPS ARTES MARCIAIS


As mãos superam as armas

por Filipe Lutalo

GURPS ARTES MARCIAIS, C.J. Carella. Tradução: Eduardo F. Morais. São Paulo. Devir, 1999, 162 páginas.

 

“O que você sabe não tem valor; o valor está no que você faz com o que sabe.” (Bruce Lee)

“O Gurps Artes Marciais tem regras para mais de 50 formas de combate armado ou desarmado, incluindo estilos históricos e modernos tanto do ocidente quanto do oriente, da fantasia e da ficção científica. Cada estilo é apresentado tanto de forma realista quanto cinematográfica. Da esgrima francesa dos filmes de piratas até o Kung Fu praticado no Templo Shaolin passando pelo Savate praticado nas docas de Marselha.

Fonte: o pensador. Frase de Bruce Lee.

Este livro traz tudo que você precisa para introduzir as artes marciais em sua campanha de GURPS, incluindo novas vantagens e perícias, expansões do sistema de combate e mais de 60 manobras novas. Ele tem também exemplos de personagens, regras completas para a criação e adaptação de estilos e manobras, capítulos sobre histórias e filosofia das artes marciais e estatísticas para armas especiais.”

Em 27 de novembro de 1940 nascia Bruce Lee, “lutador de artes marciais, ator e roteirista norte-americano. Foi o responsável por levar as artes marciais para as telas do cinema na década de 1970. Sua morte prematura o tornou uma lenda do esporte¹.” Seus filmes inspiraram milhares de adeptos às artes marciais no mundo. Com certeza precisava ter um RPG voltado para esse estilo.

A Steve Jackson não podia deixar essa passar. Lançou o GURPS ARTES MARCIAIS: sistemas de combate exóticas para todas as culturas, lançado no Brasil em 1999. Ele é um livro de referencia indispensável para todos aqueles jogadores que desejam turbinar seus personagens com golpes e técnicas mortais de jung fu e capoeira.

Imagem GURPS Artes Marciais - Reprodução do livro.

O capítulo 1, intitulado História, faz um breve resumo de como surgiu as artes marciais na China, no Japão, na Coreia e na indonésia. Também fala um pouco sobre Mitos e Concepções Errôneas que cercam os estilos de luta. Nas colunas laterais, os leitores encontrarão informações sobre o Taoísmo, o Budismo, Miyamoto Musashi e, claro, Bruce Lee.

O capítulo 2, Personagens, trás tudo o que é necessário para criar personagens artistas marciais. Para campanhas realistas, o livro sugere que a quantidade inicial de pontos chegue no máximo a 100 pontos. Para campanhas cinematográficas, o custo inicial de pontos é de 200 à 400. O capítulo dá algumas dicas de tipos de personagens, debate sobre adaptações de vantagens, novas vantagens e desvantagens adequadas para a campanha.

O capítulo 3. Combate, fala sobre como as artes marciais influenciará nessa parte do jogo, as mecânicas que serão adotadas. Uma delas, são as Manobras, um tipo especial de ataque. Elas são compradas como uma perícia, mas possuem o pré-requisito na perícia base. Assim, se um jogador optou pelo estilo Capoeira, ele terá um conjunto de manobras limitados a esses estilo que poderá adquirir. Isso é muito interessante, pois torna cada artista marcial único e caso o jogador queira, ele pode aprender outros estilos e manobras para surpreender seus adversários. Outra regra interessante é uma nova Tabela para Erros Críticos para combate desarmado.

Imagem GURPS Artes Marciais - Reprodução do livro.

O capítulo 4 apresenta os Estilos. Com base nessas regras, jogadores poderão criar seus estilos próprios ou usar estilos históricos como o Aikido, Bandô, Boxe, Kung Fu, Capoeira, bem como estilos ficcionais, alienígenas, de fantasia e de ficção científica. O estilo Esgrima com Espada Luz cai bem com qual personagem?

O capítulo 5, Armas e Equipamentos, trás a descrição de armas chinesas, japonesas, indianas, equipamentos para ninjas, armaduras e outras engenhocas relacionadas ao combate. Finalizando o livro, o caítulo 6, Campanhas, discute várias possibilidade de como os jogadores podem usar o GURPS Artes Marciais nas suas aventuras, uma breve discussão sobre cenários – China, Coreia, Yrth –, chegando até as comédias de Kung Fu.

Como apoio, o livro traz os tão indispensáveis Glossário, Bibliografia, onde não poderia faltar a indicação de “O Grande Dragão Branco” e “Os Sete Samurais”; uma Planilha de Personagem de Artes Marciais, o Plano de Campanhas e o fundamental Índice Reminissivo que ajuda a encontrar qualquer regra rapidamente.

Reprodução da internet. Blanka, Liu Kang, Sub-Zero, Axel Stone e Adam Hunter. .

GURPS ARTES MARCIAIS: sistemas de combate exóticas para todas as culturas é um ótimo suplemento para completar o GURPS JAPAN e GURPS CHINA. Seja explorando a fantasia de o Clã das Adagas Voadoras, ou recriando o samurai Yasuke ou ainda, ao misturar com o GURPS SUPERS, cenários de videogame como Fatal Fury, Street of Rage, Mortal Combate e muitos outros.

***

Qual o seu personagem favorito de artes marciais? Usa o GURPS Artes Marciais? Deixe nos comentários. Gosta d





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Participe!