GURPS SUPERS


RPG para histórias de super-herois

- por Filipe Lutalo

GURPS SUPERS, RPG para histórias de super-herois foi um livro lançado pela Devir Livraria Ltda em 1994. Escrito por Loyd Blankenship, foi traduzido por Leandro Luigi del Manto, Douglas Quinta Reis e Gerge Andolfat. Capa colorida, miolo em preto em branco, 225 páginas.

O suplemento lançado no Brasil é dividido em duas partes. A primeira, intitulado GURPS SUPERS. A segunda é o suplemento Cartas Selvagens, uma ambientação maravilhosa para as campanhas. Falemos de apenas do SUPERS por agora.

O GURPS SUPERS foi escrito por Loyd Blankenship. O livro se organiza em introdução e seis capítulos com todas as regras necessárias para as campanhas com personagens com superpoderes.

A Introdução é escrita pelo próprio autor. Incentiva os jogadores a conhecerem o livro e faz referências a outros títulos que podem ser usados em conjunto com o GURPS SUPERS. Dou destaque a citação do GURPS SUPER Adventures que apresentam quatro aventuras que podem ser jogadas em uma ou duas sessões de jogo.

O capítulo 1 é o Personagens. Discute as regras para criação de personagens superpoderosos. Vai desde níveis de pontos – nesse jogo pode-se criar personagens com mais de 1000 pontos -, vantagens, desvantagens e história de como o personagem adquiriu seus superpoderes. As colunas laterias são usadas para ajudar na criação. A que achei mais relevante foi a coluna “Nomes”, que fala como criar um nome original para os personagens.

O capítulo 2 é o Super-habilidade. É a espinha dorsal dos personagens. O jogador poderá escolher entre uma infinidade de super-vantagens e super-desvantagens para formar o seu SUPER. Possui também regras para ampliar ou limitar uma característica, o que expande muito as possibilidades de superpoderes.

Capítulo 3 – Invenções. Quem curte o Batman ou o Homem de Ferro sabe o quanto as invenções são importantes no universo dos super-herois. Os poderes desses personagens estão naquilo que conseguem criar. Um cinto de utilidades nada convencional, uma armadura capaz de voar e com várias armas embutidas. Essa é a tônica do capítulo. Você não precisa ter superpoderes, mas pode ter super-equipamentos.

Membros Múltiplos é tratado no capítulo 4. Você pode ter um rabo capaz de golpear ou um ferrão de escorpião capaz de inocular veneno no seu oponente. Se misturar essas regras com a do capítulo anterior, você poderia criar o doutor Octopus.


Super-combates e Super-proezas forma o capítulo 5. Regras que permitem tomar um tiro de bazuca, carregar um prédio e arremessá-lo contra aquele supervilão. É possível também estimar os danos financeiros causados por um combate dentre de uma cidade e a quantidade de inocentes que foram atingidos. Recomendo, prefira iniciar um combate no meio do oceano ou em Marte, a reputação do seu super-heróis será menos afetada.

O sexto e último capítulo é o Campanhas com Super. Planejar uma boa campanha que mantenha os jogadores interessados e ativos, equilibrar o jogo para que todos se divirtam é extremamente importante. Com tantas variações que as regras permitem, suas aventuras podem acabar na primeira cena. Um exemplo seria ter um personagem como Charles Xavier, que potencializado pelo super-computador Cérebro é capar de ler a mente de qualquer ser na face da Terra. Imagina se a sua aventura tem o tema de resolver um assassinato?



GURPS SUPERS é um dos suplementos mais criativos e gostosos de jogar da terceira edição do GURPS. Recomendo a todos os jogadores explorarem o livro. É uma ótima variação aos jogos de fantasia e pode ser usado com crianças que não possui tanto repertório para jogar uma campanha de cyberpunk ou fantasia medieval.




61 comentários:

  1. Joguei muito GURPS Supers. O sistema é muito bom, melhorou ainda mais na 4ª Ed. O senário de Carta Selvagem também é excelente pras campanas de super heróis.

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    1. Raphael, seu número da sorte é 1001.

      Obrigado pelo comentário.

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  2. Nunca joguei esse RPG já joguei gurps mas de herói nao, rsrs então comentei pra ver se dou sorte pra ganhar 😀 e2020 os dados estão favoráveis

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    1. Salve Denis, seu número da sorte é o 1002. Os dados estão lançados.

      Espero que em 2020 você possa jogar o GURPS SUPERS.

      Boa sorte e obrigado pelo comentário.

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  3. Joguei bastante GURPS SUPERS criando um universo próprio para o tema. Recentemente joguei novamente, já ma quarta edição, no RPGnext, a aventura A morte da Liberdade. Que saiu em Podcast. Pretendo, em algum momento voltar a esse universo, com coisas bem legais. Parabéns pelo artigo!

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    1. Vinicius, seu número da sorte é o 1003.

      Adorei saber que criou um universo próprio. Pretendo um dia jogar na quarta edição.

      Boa sorte e obrigado pela contribuição.

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  4. Joguei no inicio dos anos 2000, tinha um personagem badeado no Mutano, dos jovens titãs. GURPS sempre surpreende pelo conteúdo de seus suplementos e o Supers é um bom exemplo disso!

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    1. Borrasquim, seu números da sorte é o 1007.

      Ai você entregou a idade. Anos 2000? Rsrsrsrs. Vou pesquisar sobre o Mutano. Não conheço.

      Obrigado pelo comentário e boa sorte!

      PS.: Borrasquim, foi necessário alterar seu número para não confundir com o anterior.

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    2. kkkk
      Com a idade vem a sabedoria!

      O mutano se transforma em diversos animais... eu só alterei colocando o poder de quickar, desviava até de rajada de metralhadora! kkkk

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  5. GURPS foi meu primeiro RPG, meu amor eterno. Sempre colecionei HQ. Quando soube que existia um gurps de super herói, foi o casamento perfeito! Meu primeiro personagem que joguei em Supers foi um artista marcial, tipo Punho de Ferro. E mestrei várias e várias histórias em Supers.

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    1. Edilton, seu números da sorte é o 1004.

      Muito obrigado pelo comentário.

      Meu primeiro personagem de super se chamou Arqueiro Negro.

      Boa sorte!

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  6. Joguei em uma campanha de mutantes estilo X-Men, foi muito bom! Na época nós só tínhamos o módulo básico, mas o mestre mandou muito bem. Meu personagem era um mutante vampiro de energia com RD 16 e se chamava Agon.

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    1. Gilberto, seu número da sorte é 1005.

      Mutante vampiro, do bem ou do mal? Ele sugava sangue? Já estou pensando em uma super estaca para atravessar o coração dele.

      Obrigado pelo comentário e boa sorte.

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  7. Jogamos muito GURPS Supers na adolescência, eu mestrava uma campanha fixa de super herois que protegiam a terra da tirania do vilão Lord Apogeum. Tinha um cientista que era um misto de Hulk com Coisa (um cientista que virava um golem de pedra quando estava nervoso), um cara que era invisível e furtivo (tipico ladrão, pra completar era cleptomaníaco), um personagem que era o líder que vinha do planeta Ruminantis (uma espécie de minotauro com um mugido supersônico) e Queijowitch, uma espécie de feiticeiro cuja especialidade era sua rajada de queijo (não pergunte, rsrs, mas o personagem era engraçado). Jogamos várias aventuras, no espaço, derrotando vários tipos de criatura, desde criatiras semelhantes a Aliens, a uma bolha espacial que crescia como uma espécie de câncer e consumia planetas... Enfim, bons tempos. Hoje em dia com a quarta edição as regras estão ainda melhores.

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    1. WJ, seu número da sorte é o 1006.

      Cara, feiticeiro com rajada de queijo, hilário. No mínimo, ele era de Minas Gerais, minha terrinha amada, onde colocamos queijo em quase todos os pratos. kakakakakakaka.

      Obrigado pelo comentário e boa sorte.

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  8. Cara Gurps e o melhor sistema na minha humilde Opinião eu amo de mais nunca joguei o Supers mas se eu tivesse que jogar faria um personagem com psíquicos para ativar ou melhorar capacidades físicas ou curativas

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    1. Katsuro, seu número da sorte é o 1008.

      Nunca jogou? Quem sabe ganha o livro e mestra uma campanha para a galera?

      Boa sorte meu amigo e obrigado pelo comentário.

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  9. ola joguei e mestrei gurps supers no passado. porem ja faz muitos anos que parei. mas esse e o melhor cenario de gurps. nao tenho mais o livro. eu sempre gostei os x-man gostaria de um dia jogar ou mestrar de novo quem saber com o fanatico(juggernaut) gosto tbm do cenario de gotam esse filme do coringa recente e muito bom e inspirador! ancioso pelo sorteio!

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    1. Aurélio, seu número da sorte é o 1009.

      É incrível o que o cinema fez com os Super-herois. Deu um outro folego para eles. Os X-man também são meu favoritos.

      Obrigado pelo comentário e boa sorte!

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  10. Baita suplemento! Jogávamos nos anos 90 muito! Meu super era um "homem tocha" tocando fogo geral... A Caravana RPG joga GURPS Fantasy, mas com requintes do Supers, pois está conduzindo a PT para centenas de XP...

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    1. Caminhador, seu número da sorte é o 1010.

      Fantasy misturado com SUPER é uma mistura que nunca pensei! GURPS permite inúmeras variações.

      Boa sorte e obrigado pelo comentário, meu amigo!

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  11. Tenho boas lembranças do Supers 3th edição além de ter feito uma adaptação do cenário Cartas Selvagens para o Brasil... Vida longa a GURPS e ao RPG!

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    1. Bernardo, seu número da sorte é o 1011.

      Imagino o quanto deva ter ficado essa adaptação para o Brasil. Depois disponibiliza para a comunidade.

      Obrigado pelo cometário e boa sorte!

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  12. Jogamos muito nos anos 90, junto com o GURPS Horror, que considero uma obra-prima do sistema. Gostava de fazer personagens diferentes, e meu mais marcante era um inventor inglês que desenvolveu um traje espacial que adaptou para o combate ao crime. O cenário Cartas Selvagens é muito bom também.
    Adoro o GURPS como jogador, mas como mestre prefiro o Mutantes & Malfeitores.

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    1. Fernando Hax, seu número da sorte é o 1012.

      Cara, essa mistura do SUPERS com o HORROR deve ter ficado sinistro.

      Não tive ainda a oportunidade de jogar Mutantes e Malfeitores. Quem sabe um dia!

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    2. Me expressei mal: ou jogávamos Supers ou Horror. Mas a mistura é bem legal. Tem um suplemento de M&M chamado Nocturnal que aborda bem essa ideia.

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    3. fiquei aqui imaginando aventuras ao estilo Spawn, Motoqueiro Fantasma, Liga da Justiça Dark, etc, hehehe!

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    4. PS.: Mantenha seu e-mail no blogger atualizado, para facilitar o meu o contato no caso de ganhar.

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  13. Eu me apaixonei por GURPS desde a primeira vez que joguei, Conan, me lembro até hj uma escalada no verme do deserto, joguei outras aventuras, mas essa foi a melhor, depois resolvi pegar para Narrar algo no cenário Tropa de Elite e tbm ficou show de bola, teve jogador se emocionando e tudo possível.

    Agora tenho um grupo de novo jogadores que estão tendo o primeiro contato com RPG de mesa, e depois de um Classico mediavel querem jogar algo no mundo se Supers.

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    1. Alexandre, seu número da sorte é o 1013. Quem sabe o livro vai para você? Está mais fácil que ganhar na mega-sena.

      Cara, sempre tive vontade de jogar GURPS Conan, mas nunca nos aventuramos. Conan, é um clássico.

      Quem sabem um dia ainda jogo, ou mestro.

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    2. Bem propício esse número.

      10 minha nota para o sistema
      13 dia de nascimento dos meus filhos ..

      Cara, Conan é mais que um clássico, que toda vez que crio um bárbaro, uso o mesmo nome para o pj que usei nessa aventura, e uso ele como referência e inspiração.

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    3. PS.: Mantenha seu e-mail no blogger atualizado, para facilitar o meu o contato no caso de ganhar.

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    4. Parabéns, meu caro, você ganhou o GURPS SUPER. Confira a postagem: https://www.rpgamesbrasil.com.br/2020/01/ganhador-da-promocao-prepare-seu.html.

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  14. Adoro GURPS, mas dá uma preguiça fazer personagens de 200 pontos, imagina de 1000 pontos! Hahaha! Nossa, tenho muita nostalgia quanto a umas boas partidas de GURPS Supers que joguei! Sem dúvida, esse é um livro das pérolas da casa do tio Stevão Jackson!

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    1. Mike, seu número da sorte é o 1014.

      Concordo com você, o SUPER é uma das joias da Steve Jackson.

      Quanto a quantidade de pontos, como as supervantagens custam caro, os pontos são gastos bem rápido.

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  15. Já joguei bastante. Lembro de uma aventura em que eu era o Homem-Aranha jogando com os X-men. Gurps é uma maravilha. Tão complexo quanto você queira que ele seja. ;-)

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    1. Anderson, seu número da sorte é o 1015.

      Tem razão pode ser simples ou complexo. Depende do mestre e jogadores.

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  16. Deis de que eu conheci o GURPS eu fiquei apaixonado, a liberdade que ele dava me facionou, ainda sou um novato no sistema mas sou um apaixonado nato por ele

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    1. Gabriel, seu número da sorte é o 1016.

      Concordo com você. O GURPS dá muita liberdade. Mas toda liberdade, exige responsabilidade (rsrsrsrs). As limitações devem ser impostas pelos mestres e jogadores para que o jogo não perca a graça.

      Já passei muito aperto para equilibrar o jogo, permitindo tudo.

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  17. Ainda não joguei o jogo Supers mas eu gostaria de criar o personagem do homem de ferro.

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    1. Thiago, seu número da sorte é o 1017.

      Jogaria com o Homem de Ferro dos quadrinhos ou do cinema?

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  18. Tenho muita vontade de testar esse jogo.

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    1. Saulo, seu número da sorte é o 1018.

      Vale a pena. Quem sabe terá essa oportunidade? Boa sorte no sorteio.

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  19. E ai pessoal. Quem ganhou? Não consegui ver onde falou sobre o sorteio. :-)

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    1. Cara, você me chamou atenção para um erro crítico meu. Não tinha divulgado a data.

      Sorteio no dia 17 de janeiro de 2020!

      Boa sorte!

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  20. Cara, GURPS é incrível! Eu criaria um super herói bem ágil e forte. Mas já era galera, eu ganhei já :)

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  21. Vinicius, seu número da sorte é o 1019.

    Se ganhar, você terá muitos pontos para gastar em DX e ST. (kakakakaka)

    Boa sorte!

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  22. ___ Inscrições para o sorteio encerradas.___

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