RPGs de temática negra


Quatro RPGs para quebrar o preconceito racial e religioso

por Filipe Lutalo

Um dos dias mais importantes do calendário brasileiro é o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Nessas data, todos os afrobrasileiros e pessoas brancas são convidadas a pensar o quanto o racismo é terrível para a nossa sociedade e como devemos, juntos, pensar estratégias para combatê-lo, abraçar a diversidade e construir um mundo justo e equanime para todos, independente da sua origem.

Quatro RPGs já lançados podem ser ótimos títulos para serem usados nas mesas de RPG para que de forma lúdica, assuntos como a discriminação racial, “black lives matter”, estética negra, valorização da cultura e hitsória afro-latino-americana possa ser apresentada de foma positiva.

Afinal, somos negros, somos inteligentes, somos fortes, temos culturas ancestrais e somos lindos!

GURPS Voodoo



Tudo o que acontece no mundo é devido a forças sobrenaturais que estão além da nossa compreensão. A “guerra contra as drogas”, a invasão do Afeganistão; a corrupção. Nesse suplemento, os praticantes de voodoo, santeria ou candomblé são heróis que manipulam através de sua fé de seus rituais forças sobrenaturais da natureza para lutar contra o verdadeiro mal. As regras contidas no manual trata de como pode ser simulado a possessão dos loas (orixás), rituais, e uma infinidade de ideias de como usar o GURPS Voodoo com outros suplementos.


GURPS Egypt



Um dos maiores impérios do mundo antigo, o Egito se desenvolveu ao longo do Nilo. GURPS Egypt permite os jogadores criar aventuras históricas ou fantásticas explorando todas as divindades egípcias, histórias, intrigas e muito mais. As regras contidas nesse manual expande e dá ideias de como utilizar o sistema GURPS para aventuras históricas e fantásticas.

Compre o GURPS EGYPT.

Mini GURPS Quilombo dos Palmares



Por mais de 100 anos, Palmares desafio o poder do colonialismo predatório português. Lugar de personagens importantes como Ganga Zumba, Zumbi e Dandara, os jogadores poderão criar personagens que viveram um sonho de liberdade e se tornou um símbolo de luta e resistência. Com regras mais enxutas do sistema GURPS, esse título pode ser uma ótima forma para introduzir os jogadores no mundo do RPG.

Kalymba RPG



Um RPG de ação e aventura épica inspirado nas culturas e mitologias do continente africano, sem a pretensão de retratar realidades históricas e sociais, traz à mesa de jogo a essência da cosmovisão africana, propondo-se a desbravar temáticas ainda pouco exploradas e lançar um novo olhar sobre a fantasia clássica como um todo. Um sistema de regras dinâmico e intuitivo, ótimo para iniciantes, mas suficientemente robusto para sustentar campanhas de longa duração.

***

Gostaram das indicações? Conhece outros título? Deixe nos comentários!




4 comentários:

  1. Excelente coletânea... o livro Egypt é bem interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que deu muito vontade de ambientar uma aventura no Egito antigo. Porém, o cenário de GURPS Voodoo é muito bacana!

      Excluir
  2. Ótimas dicas Filipe, podíamos ter um vídeo seu explicando mais afundo cada livro e claro elucidando como fazer o uso de forma mais natural nas mesas, querendo ou não muitos não sabem como introduzir certos materiais com medo de cometer gafes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente ideia! Vamos preparar um material para você e os demais do RPGames Brasil.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!