Hex Comander: Fantasy Heroes

Ideias para combate e aventuras de RPG

Por Filipe Lutalo

Hex Comander: Fantasy Heroes é uma jogo de batalhas, com quatro campanhas cativantes. Ele apresenta muitos elementos que podem interessantes que podem ser utilizados em suas campanhas de RPG.

Você que gosta jogos eletrônicos de estratégia em baseado em turno sabe o quanto eles podem ser desafiadores e divertidos. Hex Comander: Fantasy Heroes não fica para trás. Lançado pela Home Net Games (HNG), você será colocado em um mundo onde anões, elfos, humanos, goblins e orcs estão em conflito. O jogo encontra-se me português e pode ser baixado gratuitamente para diversas plataformas aqui.

Você deverá escolher uma das raças, desenvolver o seu reino, construir seu exército e enfrentar batalhas aproveitando as vantagens táticas de cada unidade, do terreno e das construções como paliçadas, muros de pedras e torres fortificadas. Além disso, uma série de mágicas pode lhe conceder imensas vantagens como paralisar o inimigo ou curar suas tropas quando elas precisam.

A campanha que mais achei divertida foi a dos Green Skin (goblins e orcs). Liderados por Ildus, um fanfarrão dragão vermelho e, por Vulpis, um chefe goblins ilusionista, os goblins precisam deixar as terras onde vivem para fugir da inundação provocada por fortes chuvas. Nessa migração para encontrar terras mais altas e seguras para o povo, precisam cruzar os territórios dos humanos, mas acabam descobrindo que há muito mais por trás dessas chuvas incessantes.

Campanhas e RPG

As campanhas de Hex Comander: Fantasy Heroes poderia se encaixar em muitos cenários de RPG como Forgottem Realms, GURPS Banestorm ou Tormenta.

Ao escolher a raça que deseja comandar, você terá trinta cerca de trinta missões que podem ser facilmente convertidos em uma aventura ou um encontro. Os diálogos entre os personagens revelam as suas motivações e dá aos mestres de RPG material para criá-los e para incrementar em suas aventuras. Você pode conhecer as missões aqui.

Um exemplo é Arcaena, uma heroína elfa que tenta retornar a sua vila. Entretanto, decobre que a estrada foi bloqueada. Pegando um caminho alternativo por florestas, seu grupo observa que uma matilha de lobos está indo em direção a vila. Ela precisa impedir.

Terrenos, construções e estratégia

Os mapas de combate são cativantes e belos, mas não são apenas elementos figurativos. As árvores aumentam a defesa contra flechas e armas de longo alcance, entretanto, diminuem a mobilidade. Paliçadas obrigam os inimigos a contorná-la e também oferecem proteção contra ataques. Torres aumentam o alcance das armas dos arqueiros e o dano.

Reprodução. Barricadas dificultam o avanço de soldados à pé. Estradas pavimentadas aumentam a velocidade.

Outro ponto interessante é a movimentação por hexágonos, que oferece mais mobilidade às tropas e permite um jogo bem estratégico.

As ideias apresentadas pela HNG apresentam muito dos conceitos do livro Arte da Guerra de Sun Tsu, onde um bom general precisa conhecer seu inimigo, conhecer o terreno dentre outro para vencer a guerra. Mestres de RPG, inspirados nos mapas de cada missão, podem incluir uma gama de complexidade e desafios para os jogadores, simplesmente pela condição do terreno.

Destaco que muitos RPGs já possuem inúmeras regras para deixar o combate mais ou menos complexo. A ideia não é que você, mestre, crie novas regras, mas que explore as contidas no seu RPG favorito utilizando o Hex Comander: Fantasy Heroes como inspiração.

Bom jogo e sorte em suas batalhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Participe!