Dioramas e papercraft para suas aventuras de RPG


Pontes, montanhas, ruínas e salões espetaculares

Por Filipe Lutalo

Muitos sistemas de RPGs focam nas chamadas batalhas táticas, aquelas jogadas com mapas de combate e miniaturas. Inspirado pelo Instagram do Inkmage (@inkimage), encontrei muitos tutoriais no YouTube de como construir seus próprios cenários.


Muitos dos tutoriais estão focados nas construções de dioramas. Esse conceito da museologia dá nome a maquetes ou representações de “uma cena, onde objetos, esculturas, animais empalhados etc. inserem-se em um fundo pintado realisticamente”.

Produções mais simples, focadas na construção de ruas, pontes, fábricas, casas etc até a paisagens imensas podem ser encontradas. Se desejar aventurar na construção de dioramas, precisará de paciência, tintas, pinceis, papel e alguns outros materiais. Recomendo ter um lugar seguro para guardar também.

O trabalho para criar esses cenários não precisa ficar apenas a cargo do mestre, mas os demais jogadores também podem fazê-lo. O grupo poderia trabalhar juntos para criar um set de ruas, que poderia ser utilizado em qualquer ocasião em uma cidade. Casas, cercas e árvores podem ser usados em uma infinidade de ocasiões.

Mestres e jogadores, não se preocupem em conhecer os detalhes daquele cenário criado. A explicação é que esse cenário pode ser aquela trilha na montanha que o personagem conhece como a palma da sua mão? Depois de pronto, o mestre pode povoar o local com as criaturas que desejar e dizer para ao personagem do jogador que algo já não é mais como antes.

Apresento 4 canais brasileiros que me encantaram e recomendo para que desejar a fazer dioramas e grids de combate.


Quest!

Esse canal é do apresenta tutoriais para cosplaym RPG, toymakeover e muito mais. Sempre utilizando materiais reciclados, bisqui e muita criatividade, Iohan Rübenich cria peças incríveis. Abaixo, deixarei o vídeo de uma ponte, mas recomendo assistirem o video com um tutorial para fazer um Beholder, o mascotinho do RPGames Brasil.



CAVERNA RPG

Com materiais baratos e reciclados, o canal apresenta tutoriais para você fazer mobílias, cenários, masmorras, miniatura e montanhas e pedras feitas com isopor. Tem trabalhos muito criativos e muitos tutoriais que poderão te ajudar a fazer um diorama bem bacana.



Douglas Tonelli

Douglas é um apaixonado por pela temática GEEK e dentre todos as vertentes, o RPG. Adepto do faça-você-mesmo (DIY), o camarada tem muito material que não deixará ninguém frustrado. Escudos e armas para colocar na parede, dioramas, torre de dados.




Forja Arcana

O canal mostra temas de RPG a produção de terreno, miniaturas, grids e dicas para incrementar os jogos de RPG. Me chamou a atenção que trabalham com papel pluma, diferentes de outros canais que trabalham com isopor ou EVA. As técnicas de pintura que ele usa são muito maneiras. Olha o templo que foi construído. Ficou muito bonito.




Sugiro utilizar os dioramas em conjunto com as dicas para deixar seus combates táticos mais divertidos e desafiadores (veja aqui). Se errar a mão, gastará muito tempo preparando um diorama e no final, será apenas uma peça para embelezar a mesa.

***
Curtiu as dicas? Você tem um canal voltado para RPG; indique nos comentários. Nos vemos no próximo post.



4 comentários:

  1. Qdo a gente é picado pelo mosquito do craft, é um caminho sem volta kkkkk! Eu msm tenho mtas peças de cenário aqui, só que a maioria é mais voltada pra jogar Warhammer 40k. Inclusive qdo a pandemia começou, imprimi uns 300,00 ou mais de projetos em papercraft aqui, pra fazer enquanto matava o tempo. Mas quem disse que sobrou tempo nessa pandemia né rs? Agora esses papercraft foram pra minha lista de tarefas pós pandemia.

    Mas dêem uma conferida em alguns dos veículos, pecas de cenário e miniaturas que eu ja fiz pra 40k:

    https://www.facebook.com/macunaimagames/photos/?tab=album&album_id=2952553321455102

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pela contribuição. Tem muita coisa no YouTube sobre 40K. Cara, tem cenários feitos com isopor, fabricas com materiais reciclados etc. Muita coisa dá para tirar ideias para um pós-apocalipse.

      Excluir
  2. Acho dioramas bem interessantes, tá aí uma atividade que eu queria desenvolver, infelizmente a limitação de espaço (bem como a atual falta de oportunidade para jogar dados) me mantém distante do hobby. :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá trabalho! Estou fazendo uns terrenos, mas parei na metade devido a estar sem jogar presencialmente.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!