The Expanse RPG entra na Pré-venda




RPG de Scy-fy Hard chega ao mercado nacional

- por Filipe Lutalo

Chega às lojas da Jambo o aclamado The Expanse RPG. Lançado, originalmente, pela Green Ronin em 2019, o livro básico é uma edição de luxo com 250 páginas coloridas.

Lançada em 2015, The expanse é uma série de ficção científica que se passa no sistema solar. Não precisamos ir para uma galáxia muito, muito distante daqui... A Terra e os 8 planetas desse sistema em que vivemos são capazes de gerar grandes problemas e grandes aventuras (ou será ao todo 8 planetas?).

O Cenário

A humanidade colonizou o sistema solar e facções representantes da Terra, Marte e do Cinturão de Asteroides estão a beira de uma conflito interplanetário. Mecânicos espaciais, políticos planetários, espiões e soldados espaciais estão envolvidos em tramas que vão muito além de lutar contra uma ameaça obscura. Na verdade, a própria ameaça é a humanidade.

A Série The Expansive e sua origem

A série foi lançada em 2015 e suas três primeiras temporadas foi exibida no canal Sci-fy. Em 2018, ela é transferida para a Amazon Prime Video, que ficou incumbida de produzir a quarta temporada. Toda a trama é baseada nos romances de James S. A. Corey, pseudônimo adotado por Daniel Abraham e Ty Franck. Os títulos dos livros são Leviathan wakes (2011), Caliban’s war (2012), Abaddon’s gate (2013), Cibola burn (2014), Nemesis games (2015), Babylon’s ashes (2016), Persepolis rising (2017) e Tiamat’s wrath (2019).



Ficção especulativa em nível hard e regras

O RPG aborda o Sci-fi hard, subgênero da ficção científica que abrange uma pegada realista da ciência e viagens espaciais. Entretanto, como mencionado pela Jambô editora, as regras de jogo não decepcionarão os fãs de combates espaciais e manobras espetaculares dentro de um cinturão de asteroides.

O sistema geral de regras seguirá a linha do Age System, a mesma de Dragon Age RPG. Será possível criar personagens tão intensos, sem se preocupar com a questão de classes. A ideia é dar aos jogadores uma experiência empolgante, desafiadora e divertida.

Quem é fã da série e dos livros e já não aguentava esperar, pode participar da pré-venda no site da Jambô.


Ficha técnica
  • Autor: Steve Kenson, Seth Johnson, Ian Lemke, Rich Lescouflair, Rob McCreary, Jason Mical, Neall Raemonn Price, Zack Walters, Nicole Winchester.
  • Tradução: Flávia Gasi e Gilvan Gouvêa.
  • Formato: 21 x 28 cm, 256 páginas, capa dura, colorido.

Referências:









15 comentários:

  1. Eu comprei o livro ainda em inglês para adaptar para Gurps. Achei a parte descritiva do cenário bem util embora tenha achado muito superficial o capitulo de naves e tecnologias. Acabei usando bastante o Gurps ultratech e o livro como referencia. Qto as regras, como sou fã de GURPS não curti. Mas para quem nao quer gastar muito tempo na leitura e algo plug and play recomendo. O diferencial foi a regra de Churn, que achei bem da hora. De modo geral eh uma boa iniciativa da JamBo para divulgarem esse otimo cenário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Bernardo Bastos.

      Desvendar novos cenário é sempre algo divertido. Concordo contigo que vale a pena adaptar para o GURPS, ponto alto desse sistema por ser genérico e universal. Sendo assim, une-se dois RPGs em um e tudo vira diversão.

      Excluir
    2. Realmente, parece um cenário que funcionaria rendondinho com GURPS!

      Excluir
  2. Fiz uma adaptação de Churn pra Gurps: http://gurpeiros.blogspot.com/2019/09/the-churn-o-rastro-do-sorvedouro-uma.html?m=1

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a franquia, mas depois vou dar uma pesquisada. Pois é uma referência que vem a calhar pra uma história sobre a colonizacao de Marte que pretendo escrever.

    ResponderExcluir
  4. Achei uma notícia bem legal! O AGE pode não ser um sistema perfeito mas tem uma jogabilidade bem fluída. Eu gosto de como ele funciona redondo!

    Eu acho interessante essa ideia de civilização interplanetária que ainda está ancorada no Sistema Solar. Vi isto em Mutant Chronicles, por exemplo.

    Ah, vale lembrar que os romances foram escritos inspirados em campanhas de RPG jogadores pelos autores! Então é um ciclo que se fecha! Hehehe!

    Estou curioso para ter o livro em mãos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mike, sim. Um ciclo. Pena que não temos ainda todos os livros traduzidos. Adorei também a ideia de focar no sistema solar. Por que ir para tão longe?

      Excluir
  5. Filipe parabéns pela matéria, como sempre, um ótimo trabalho. Ainda estou engatinhando na série, consumi pouco, mas estou gostando. Já se tratando de RPG sci-fy, nunca foi meu forte, gosto de consumir o material visual e literário, mas na hora de colocar em prática como narrador, não me identifico muito, mas curto como jogador. Te confesso que nunca joguei uma mesa daquelas e com constância, espero aí por esse novo título, pretendo adquirir o arquivo digital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Walison. Estou sabendo que você é o rei do Apocalipse Zumbi. Não seja modesto quando fala que não é forte em ficção científica. Esse gênero é muito vasto.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  6. Sou apaixonado pela série e Já garanti a minha cópia. Taki, beratna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O conhecimento é poder, Ajtopper. E você está anos luz à frente desse humilde engenheiro espacial. Pode me chamar para uma one-shot.

      Excluir
  7. Parabéns Filipe, ótima matéria. Um tempo atrás tinha começado a assistir a série mas tinha parado, agora deu vontade de ver de novo rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!