Dados & Danos


Canal de RPG que decolou!

- Por Filipe Lutalo

Dados e Danos é um canal de RPG do YouTube que decolou nos últimos meses. Não era para menos; com uma pegada profissional, mas sem afastar da essência do RPG, o designer Bruno Sathler e sua equipe mostra na prática como jogar RPG de forma divertida.

Meu contato com o canal começou em dezembro de 2020. O cenário, uma sala medieval que me lembrava uma biblioteca de um mago, com uma mesa de madeira e uma estante lotada de livros. Me encantou de imediato. Observei que a equipe investiu pesado, o que traz os expectadores para dentro do cenário. Quem não gostaria de jogar em uma sala como essa?

A estrutura do canal se divide em cinco tópicos que direciona os expectadores de forma direta e fácil. Não há como ficar perdido no canal, como já observei por ai. Vamos conhecer cada um deles.

Créditos da Imagem: canal Dados & Danos. Reprodução do YouTube.

D&D 5ed - Os Contos Perdidos - 1ª Temporada

Nessa playlist, o canal apresenta uma campanha de D&D 5ed. É o ponto alto do canal. A gravação reflete a organização das mesas de RPG tradicionais como todos os jogadores sentados em volta de uma mesa, mapas de combate, escudo do mestre, miniatura etc. Alguém poderia achar chato ficar assistindo uma partida de RPG, mas eles inovam e mesclam a filmagem da mesa com uma animação. O impacto é fantástico!

De papo com o mestre

Nessa playlist, Bruno Sathler dá dicas de como fazer cenários, mapas riscáveis, miniaturas de papel e escudos de mestres personalizados. Gosto muito dos vídeos, pois ajuda os jogadores a aumentarem a própria imersão no jogo com materiais simples e baratos, que poderiam ir para o lixo.

Quem é...? - RPG Background

Nessa série de vídeos curtos, os jogadores apresentam os seus personagens. Os expectadores podem se identificar com os jogadores e os personagens. Recomendo assistir esses vídeos antes de começar a ver as aventuras.


Hora de Solar

Não esquecendo que além do RPG em grupo também existe o RPG SOLO, Bruno Sathler apresenta as suas sessões nessa modalidade de RPG, testando diferentes sistemas. O primeiro foi A Fortaleza de Berdolock, que já fizemos uma resenha dele aqui.

A Herança de Cthulhu

O horror não poderia faltar no canal. Nessa playlist, podemos acompanhar a campanha que Bruno joga esse título da 101 Games. É horripilante acompanhar a série.

O canal Dados & Danos consegue transpor para a tela a diversão do RPG. O talento de Bruno Satheler e da equipe coloca a mídia “rpgística” brasileira em um patamar muito profissional. Eles entregam para o público o que prometem e já atingiram mais de 6000 seguidores. Vale a pena conferir!



6 comentários:

  1. Matéria sensacional, vou procurar conhecer o canal agora mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Estou também impressionado com o material que o Dados e Danos está trazendo.

      Excluir
  2. Mto bem estruturado esse canal. Vai que a gente esteja testemunhando o nascimento do Critical Role tupiniquim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós brasileiros temos potencial, com certeza, José. Valeu pelo comentário.

      Excluir
  3. Eu conheci o canal enquanto pesquisava sobre RPG solo, que é uma modalidade que descobri e que tem me atraído nos últimos meses.

    Massa demais ver um canal feito no Brasil que tem essa proposta de show bem clara e profissional, sem ser naquele padrão de apresentação sobre um tema ou gameplay que até encontramos bastante na internet.

    Até ficamos torcendo para esse tipo de iniciativa inspirar outros criadores de conteúdo nessa direção também!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!