Simuladores de dados para as suas mesas de RPG


Esqueci os dados... e agora?

- por Filipe Lutalo

Não há melhor sensação de agitar os dados, lançá-los sobre a mesa e aguardar que parem seu movimento aleatório, apresentando os números. Em qualquer jogo que os use, a aleatoriedade acrescentada pelos dados é parte da diversão.

Nas partidas de RPG, os dados são fundamentais para definir se um personagem conseguiu executar uma ação. Os resultados definirão êxitos, fracassos, quantidade de dano infringida em um inimigo, qual parte do corpo foi alvejada em um tiro às cegas, se a porta trancada pode ser aberta antes que o zumbi alcance o personagem, ou ainda, se o personagem conseguiu barganhar a compra de um item mágico. Inúmeras ações dependem da sorte dos dados.

O valor de um conjunto de dados pode variar de 6 a quase 1000 reais para dados personalizados. Pode ser adquirido em lojas especializadas de RPG, lojas de brinquedos e em lojas de venda on line. Mas o que fazer quando queremos jogar e não temos aqueles dados multifacetados, ou pior, quando esquecemos de levá-los para o local do jogo? A resposta é simples, use simuladores de dados.


Durante a aventura O Limite da Escuridão que meus amigos e eu jogamos com o sistema Chamado de Cthulhu 6 edição, somente eu tinha os dados. Os demais jogadores utilizaram simuladores, que fez a aventura fluir e garantiu a nossa diversão. Usamos três simuladores.

Roll Dice (do Google)

O primeiro simulador que utilizamos foi o Roll Dice da plataforma do Google. Basta você digitar na pesquisa do buscador “Roll Dice” que ele será carregado. Funciona tanto no celular quanto no computador, afinal, está na web. Ele é versátil, permite utilizar os seis dados poliedros, jogar dados diferentes e acrescentar modificadores aos resultados. A única desvantagem é que se estiver sem sinal de internet, você fica na mão.

RPG Simple Dice

Extremamente simples e com um visual minimalista, foi desenvolvido por Caique Cunha Ferreira. Leve (apenas 1,8 M), gratuito e sem propagandas, o aplicativo atende a maioria dos celulares. Simula todos os dados principais de uma mesa de RPG e permite adicionar dados como o D2 ou D3. A adição de modificadores é muito intuitiva e fácil. A grande vantagem, realmente, é a leveza e a fácil utilização.


DnDice - 3D RPG Dice Roller

Esse aplicativo foi desenvolvido pela Digital Apptisans. Ele quase lhe dá a sensação de estar realmente jogando os dados. Você pode configurar previamente os dados para escolhê-los com um clique. Na hora de jogar, basta balançar o celular. Sua engenharia ainda capta a inclinação do aparelho, como se a mesa também estivesse. Pode também ser configurados sons de dados sendo arremessados sobre uma mesa de madeira, de mármore ou coberta com feltro. Um pouquinho pesado em relação aos anteriores citados, 12 M. Não chega a ser problemático, mas vale a pena instalar. Recomendo.


Hoje, na era digital, podemos lançar mãos de ferramentas eletrônica para facilitar as nossas vidas. Não tem ou esqueceu os dados, não se desespere, tem alternativas. Use os simuladores de dados.

***

E vocês, utilizam simuladores de dados? Acharam estranho quando começaram a utilizá-los? Deixe um comentário, indique qual você utiliza.



2 comentários:

  1. Usei muito o rolador de dados RPG Automails e atualmente uso o app Genesys Dice Roller, mas confesso que só por praticidade, nenhum dos dois tem alguma funcionalidade arrojada.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!