Quatro Mídias sobre RPG que gostei e indico


RPG, Streaming, Youtube e Podcast 

por Filipe Lutalo
 
A pandemia impactou com força nos grupos de RPG. A necessidade de distanciamento social fechou lojas e locais de jogos. Entretanto, jogadores de RPG são resistentes e deram um jeito de fazer o hobbie continuar na ativa com o uso da internet. 

Reunião através do Google Meet, Zoom, Discord, Roll20, se tornaram algumas das ferramentas para reunir a galera para jogar de forma segura. Mestres e jogadores passaram a produzir podcast e vídeos. Transmitir no YouTube ou no Twitch ao vivo, tendo a participação do público, virou uma nova forma de trabalho e entretenimento. 

Mas isso já existe a muito tempo? Claro que sim, mas foi nessa pandemia que me aproximei mais das ferramentas digitais e passei a entender as suas potencialidades. Consequentemente, encontrei muita coisa boa que gostaria de indicar para os jogadores de RPG. 

Discord da Ethernalys RPG

“A Ethernalys RPG é um coletivo de narradores que tem como intenção, divulgar o RPG, não só apenas a diversão que o jogo trás, mas também os benefícios sociais e culturais, de um modo prático e acessível para todos que tenham interesse de conhece-lo.” 

O Dicord do grupo é bem ativo, com espaços para mesas livres, mesas oficiais, palestras e conteúdo. Gosto muito das aventuras e eventos que eles fazem no Discord. 

Acesse: Ethernalys


Podcast Caquitas

“Duas amigas feministas discutem RPG e contam suas histórias de caquita toda quarta e sexta e no domingo (a cada 15 dias) a gente coloca a mão na massa e joga na Twitch!” 

Acompanho bastante os podcasts editados pela Renata e pela Paula. Já são mais de 70 episódios com muito assunto sobre RPG. Vale a pena escutar as dicas. 

Acesse: Caquitas



RPG de Mesa Jogando RPG

“Transformamos nossa aventura de mesa em série de Youtube. Apresentando os melhores momentos em episódios de 15 min. Fica mais gostoso acompanhar, do que em lives de 4 horas.” 

A inovação aqui está na edição. O grupo editou a aventura RPG Alien Supremacy em episódios curtos, que funciona como um romance de série. Semanalmente, dois episódios vão ao ar. Cada episódio deixa um gancho para o outro. Destaco a interpretação dos jogadores. 



Tarcisio Lucas

O canal do YouTube é despretensioso, porém com um conteúdo fantástico. Tarcisio Lucas é dono de um vasto conhecimento de RPG e apresenta resenhas, dicas e tutoriais sobro o hobbie, principalmente, a vertente RPG Solo. Vale a pena conferir. 




*** 

Curtiu minhas dicas, deixe nos comentários suas impressões e me indique novos canais, podcasts e sites para a gente navegar.



2 comentários:

  1. Atualmente as meninas do Caquitas se tornaram meu podcast preferido sobre RPG!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mike, elas tem uma pegada muito legal no conduzir um podcast. Sou fã deles e delas! Obrigado pelo comentário!

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!