RPG & Literatura


Fontes infinitas para aumentar a sua criatividade 

Por Filipe Lutalo 

Têm horas que os mestres e os jogadores passam por uma crise de criatividade. Seja na criação de aventuras ou dos personagens, dá um branco. Onde posso buscar essa tal criatividade? 

O primeiro passo para ser criativo é saber o que é criatividade. “Criatividade é o processo de desafiar as ideias estabelecidas e os procedimentos habituais a fim de encontrar soluções novas”¹. Uma pessoa criativa é capaz de ver novas possibilidades a partir de ideias ou questões existentes. 


Repare que ser criativo não é inventar algo novo, inexistente, mas ser capaz de criar soluções diferentes para os problemas diários. Assim, só podemos ser criativos se conhecemos o que existe e já foi criado por outras pessoas.

Um grande exemplo de criatividade é o RPG Kalymba². Ele rompe com o ideal dos jogos baseados na Europa Medieval e suas lendas se desenvolvem em um cenário baseado no continente Africano. Observa que novidade apresentada pelo autor, Daniel Pirraça, está em explorar um cenário que sempre foi negligenciado por outros autores. A criatividade resultou em um financiamento coletivo que atingiu 1581% da meta.

Imagem: reprodução do Catarse.

Mestres e jogadores de RPG podem utilizar de várias ferramentas para desenvolver a criatividade e fugirem da amnésia momentânea. Uma delas é ler. Leia romances e contos. Não apenas de fantasia medieval, mas o mais variado possível. Quanto maior o seu repertório de histórias, mais terá possibilidades de utilizar dessas ideias para gerar algo novo. 

Será que ao nascer, seu personagem foi amaldiçoado e marcado com uma cicatriz na testa que faz com que todos te reconheçam? Essa ideia retirada dos romances de Harry Pottter pode ser uma explicação para seu personagem ter a desvantagem MALDIÇÃO ou VATICINIO em GURPS.

Acompanhe a dica de mestre que fiz para o Ethernalys RPG sobre Literatura e RPG e descubra mais um pouco das vantagens da literatura nas mesas de RPG. E não se esqueça de deixar um comentário, mas somente de quiser!


Referência bibliográfica
¹ BOULDEN, George. COMO DESENVOLVER A CRIATIVIDADE. São Paulo. Publifolha, p. 72. 
² https://www.catarse.me/kalymbarpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Participe!