O Limite da Escuridão - Introdução


Toda aventura precisa de uma boa introdução

por Filipe Lutalo 

Para dar o clima para a aventura e para a campanha, a primeira informação que os jogadores recebem é uma introdução do cenário de jogo. Geralmente, nessa introdução, os jogadores recebem informações gerais sobre o contexto político, fatos históricos de conhecimento geral, etc. 

Para a aventura, O Limite da Escuridão, do RPG Chamado de Cthulhu, fiz a seguinte introdução e enviei por WhatsApp para os jogadores. Foi uma forma interessante de já colocar os jogadores no clima antes da criação de personagens. Escute o podcast ou leia o texto e deixe nos comentários qual a sua opinião.


Arkham, Massachusetts, 1928. Dez anos haviam se passado desde o maior conflito que assolou o mundo moderno. 

Em 11 de novembro de 1918, o armistício firmado entre Alemanha e Aliados encerrou a 1ª Grande Guerra. Foram quatro anos de matança que marcaram o mundo num conflito jamais visto nas guerras de trincheira. Entretanto, a Europa destruída e o sofrimento que insistia em minar o humor da população europeia tornou-se uma ameaça da frágil paz chancelada com o Tratado de Versalhes.

Créditos: Imperial War Museum/Robert Hunt Library/Mary Evans. Um batalhão colonial britânico embarcando para Camarões.

A Liga das Nações admitiu a Alemanha na entidade em 1926. Na Itália e na Alemanha, o facismos e o Nazismo ficaram mais fortes e Joseph Goebbels se torna chefe do Partido Nacional-Socilalista dos Trabalhadores Alemães em Berlim. Benito Mussolini restabelece a pena de morte na Itália e fecha jornais antifascistas. Alemanha e Itália assinam o Tratado de Roma, quase um mês após a erupção do vulcão Vesúvio. 

No continente americano e no resto do mundo, os conflitos políticos também avançam. Em 1927, os EUA mobilizam 400 mil marines para obrigar o México a pagar uma dívida com as empresas petrolíferas americanas. As tropas nacionalistas chinesas de Chiang Kai-shek entram em Changai. Inglaterra e a URSS romperam relações diplomáticas.

Créditos: Enciclopédia do Holocausto. Perdas territoriais da Alemanha devido ao Tratado de Versalhes, 1919.

Os jornais noticiam que Leon Trotski, expulso do Partido Comunista na URSS, foi banido de Moscou e exilado em Alma-Ata, no Cazaquistão. Anastácia Chaikóvski, suposta filha do falecido czar Nicolau 2º da Rússia chega aos EUA. Em 12 de abr 1928, Vittorio Emanuell III, rei da Itália, sobrevive a um atentado a bomba em Milão. O ano bissexto, o eclipse lunar de uma super-lua e o alinhamento astronômico da Terra, Lua e Marte indicam que coisas agourentas ainda estão por acontecer. 

Apesar do cenário político mundial frágil, o American way of life se consolidou nos EUA. Com crédito facilitado, alta taxa de crescimento industrial, baixo desemprego, economia baseada no livre comércio e no consumismo, a população americana vivia uma de suas melhores épocas. A especulação no mercado de ações era bastante lucrativa, porém, a bolha estava preste a explodir na crise que ficou historicamente conhecida como a Grande Depressão de 1929. O Loucos anos 20 se aproximavam do fim. 

Gostou? Deixe nos comentários qual a sua opinião.



11 comentários:

  1. Se essa é uma introdução para a aventura imagino como o restante será de arrepiar. Parabéns pelo trabalho, ficou excelente!

    ResponderExcluir
  2. Que enredo, que história,parabéns Filipe, ficou sensacional. Sinopse sem igual e rica em detalhes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Walison! Para fazer essa sinopse segui as dicas dos Luciano feita para a Ethernalys: Leia os Manuais de RPG.

      Excluir
  3. A introdução já me envolveu para a aventura.

    ResponderExcluir
  4. Eu amei participar dessa aventura aterrorizante! Estamos de parabéns! ��

    ResponderExcluir
  5. Eu amei participar dessa aventura aterrorizante! Estamos de parabéns! 🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, obrigado pelo comentário. Vocês, jogadores, arrasaram na aventura!

      Excluir
  6. Essa introdução é coisa finíssima, parabéns Filipe! Já fico imaginando aqui como deve ser doida a trama dessa aventura. Cara, me deu uma baita vontade de jogar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Meu camarada, está convidado para a próxima aventura.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!