Dungeons & Dragons revisitado!


A caixa preta da Grow 

- por Filipe Lutalo

Resolvi revisitar o Dungeons & Dragons. Sim, a caixa preta da Grow. Agora pretendo compartilhar com vocês minhas impressões, pois acredito que muitos rpgistas devem ter começado com ele.

Dungeons & Dragons foi lançado pela GROW na década de 1990. A caixa trazia tudo o que era necessário para aprender a jogar. A forma para ensinar o mestre noviço, para mim, é fantástica. É organizada em cartões, cuja frente tem as regras e no verso uma aventura solo, intitulada “A Dungeon de Zanzer”. Cartão a cartão o mestre aprende as regras e já se divertido. No fim, ele mestra a mesma aventura para seus amigos. 

Além dos cartões usados para aprendizagem, a caixa contém um mapa da dungeon de Zanzer, todas as miniaturas em papel cartonado para a aventura, os seis dados poliedros (D4, D6, D8, D10, D12 e D20) e o livro de regras que ensina ao mestre a criar suas próprias dungeons, um capítulo com magias clericais, de magos, tesouros e criaturas. 

No verdadeiro estilo old school, as regras são simples e fáceis de aprender. A maior parte das jogadas são baseadas no D20 e no D6. Mas o que conta mesmo é o bom senso. 

A criação de personagem é totalmente aleatória, baseada na rolagem de 3D6. Após as rolagens se define a classe de personagem: guerreiro, clérigo, ladrão, mago, anão, elfo e halfling. Cada classe traz seus conjuntos de habilidades e vantagens. 

Toda a interpretação dos personagens basea-se em três alinhamentos: ordeiro, neutro e caótico. O restante do personagem é delineado pela imaginação do jogador. 

Reprodução do Livro Básico. Arte de Terry Dykstra.

A grande falha do jogo, a meu ver, é a ausência de um pequeno cenário. Ele foca em dungeons e, consequentemente, em hack’n Slash. Matar criaturas, procurar os tesouros, desarmar armadilhas. 

Bem, Dungeons & Dragons é um clássico. Ótimo para iniciantes e com um pequeno cenário ficaria ótimo. Toda a estética da caixa é atraente e faz jus ao que se propõe: um jogo de rpg divertido e despretensioso para iniciantes. 

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10 comentários:

  1. Ahhhh! A Velha Caixa. Ainda muito mais foda que muito wanna be RPG. Lembro que fiz com que muitos jogassem RPG com ela.

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    1. Jogamos muitas aventuras também. Pena que as perdi. Joguei esses dias e achei, incrivelmente, simples.

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  2. Apesar das limitações quanto ao roleplay, é um jogo divertidíssimo, que eu gostaria muito de ver relançado um dia...

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    1. A Grow estava com uma enquete no facebook dela sobre qual o jogo, nós jogadores gostaríamos de que fosse relançado. Fica ai a dica.

      Penso que se relançasse esse material, novos jogadores poderiam ser atraídos para o RPG.

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  3. Depois de velho e barbado, achei por acaso o jogo numa das minhas garimpadas por raridades. O meu grupo já é tudo puta-véia pra eu mestrar pra eles, e muitos até já jogaram a aventura da Fuga da Dungeon de Zanzer. Mas eu sonho em montar um grupo de iniciantes pra mestrar pra eles as aventuras da caixa da Grow e da caixa do First Quest, entre outros jogos denominados gateway, ou para iniciantes.

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    1. Cara, você tem a caixa. Que louco!

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    2. Tenho ela e a do First Quest. Só falta eu encontrar a do Dragon Quest, que foi o 1o RPG que eu joguei. Ae eu vou ficar chato pra caramba! kkk

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    3. Quando encontrar, me convida para jogar!

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  4. Bom dia eu gostaria muito de aprender a jogar RPG e pelo que li nesse incrível post parece que esse é o início para muita gente.

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    1. Matheus, sim! O D&D é o inicio. Infelizmente, esse material está fora de linha. Recomendo o Old Dragon para começar. Bom divertimento!

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