Ernest Gary Gygax

O homem e a obra
(por Filipe Dias)

Falar sobre a história do RPG passa por Ernest Gary Gygax. Nascido em 27 de junho de 1938, se casou duas vezes, teve seis filhos e faleceu em 04 de março de 2008, vitima de um aneurisma aórtico abdominal. Ele, juntamente, com Dave Arneson criaram o famoso Dungeons & Dragons em 1974.

Em 1971 ajudou a desenvolver o wargame de miniaturas chamado Chainmail o qual foi baseado sobre guerra medieval. Co-fundador da TSR com um amigo de seu filho Don Kaye.

O jogo Dungeons & Dragons tratou-se de uma expansão de Chainmail que incluía elementos de histórias de fantasia, os quais Gygax amava desde criança. De um jogo de guerra, surgiu o jogo de interpretação de papeis mais popular do mundo.

Fundador da revista The Dragon, em 1977 começou a trabalhar em uma versão mais compreensível do jogo chamada Advanced Dungeons & Dragons. Gygax desenvolveu vários suplementos para as regras básicas e aventuras prontas que ajudava o mestre a conduzir o jogo e expandir o cenário.

Em 1983, ele trabalhou para licenciar a linha de produtos D&D na série de desenhos animados de sucesso "Dungeons & Dragons", que no Brasil fora lançado com o nome "Caverna do Dragão".

Depois de deixar a TSR em 1985, Gygax continuou a produzir títulos de jogos de interpretação independentemente, começando com o multi-gênero Dangerous Journeys em 1992. Ele desenvolveu outro sistema de jogo chamado de Legendary Adventure, lançado em 1999. Em 2005, Gygax se envolveu com o jogo de interpretação Castles & Crusades o qual foi concebido como um híbrido entre os jogos da 3ª edição e os jogos da versão clássica feitos por Gygax.

Fonte:


12 comentários:

  1. Salve Gary Gygax! Tenho certeza que ele está jogando D&D lá no céu. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Gygax. Fiquei impressionado com a obra dele. Astreya, nunca pensei que poderia ter algo mais que D&D.

      Excluir
  2. Que teu nome seja lembrado em honra e glória, ó grande e valoroso sábio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que ele está nos salões de Valhala. Foi um grande homem.

      Confesso que conhecia pouco da vida dele e dava pouca importância, pois me interessava apenas a jogar.

      Depois que escrevi essa postagem, admito que ele foi primordial para formar a legião de rpgistas que existe hoje!

      Excluir
  3. Muito bom!!!

    Gosto muito posts relacionados a história do dnd
    E uma postagem sobre Gygax é sempre uma felicidade.

    ResponderExcluir
  4. Salve São Gygax! Ele quem desenvolveu o conceito d jogos d estratégia onde uma peça equivale a um personagem ou soldado, ao inés d um regimento. Ele teve um papel fundamental no nascimento do RPG, tanto na idealização qto na produção do D&D.

    Porém, façamos justiça tb a São Arnesson, d certa forma relegado a 2o plano com a criação do AD&D. Ele só foi relembrado qdo Monte Cook e cia criaram a 3a ed do D&D e reconheceram que o jogo fora inspirado no jogo criado por Gygax e Arnesson. Gygax quem compilou as regras do D&D, mas o fez baseado num manuscrito feito por ele e Arnesson. Além disso, há aquela história da partida de Chainmail onde sobraram uns poucos soldados a cumprir a meta d entrar numa caverna. E q depois cada jogador controlou um único personagem, originando o conceito da personificação d papéis. Essa mesa d Chainmail foi criada por Arnesson.

    É inegável o trabalho "braçal" de Gygax na criação do Dungeons & Dragons e td material q surgiu depois. Mas, sem Arnesson, nada disso sequer teria existido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai José, você me deu uma proxima ideia de post para o Tag "Histórias do RPG". Aneresson será o próximo da lista!

      Excluir
  5. E concluindo meu comentário, mais uma ótima postagem, caro Druida. ;D

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!