Discussões entre jogadores.


Meus amigos me abandonaram?
(por Filipe Lutalo)

Chegamos ao climax da aventura e no combate o personagem de um dos PCs tombou inconsciente para um Lich. Parte do objetivo havia sido alcançado, mas o Lich ainda lutava e o grupo recuou deixando o corpo do amigo entregue a própria sorte, provocando a revolta do jogador.

Muitos mestres enfrentam problemas em suas mesas quando um personagem morre, pois, o jogador prefere colocá-lo como o maior culpado. Agora, a coisa fica feia é quando os jogadores começam a culpar um ao outro pela morte dos personagens. Isso acaba com a união do grupo e a confiança. Por fim, ninguém quer mais jogar.

Quem já não assistiu a filme de guerra, onde um soldado arrisca a própria vida para resgatar outro ferido no campo de batalha? Sam continuou com Frodo até o fim. Aragor, Gimli e Legolas não abandonaram Merry e Pippin à própria sorte quando foram capturados pelos orcs de Saruman. Isso se chama companheirismo e dá um sabor dramático para as aventuras.

Apesar de todos saberem que a morte dos personagens em uma aventura faz parte do jogo, os jogadores personificam os heróis e; os heróis são corajosos e nunca abandonam seus amigos sem fazer o possível para salvá-los.

Entretanto, se deve salvar somente aqueles que pedem para ser salvos. Ficar como babá de jogadores que a cada cena se mete em confusão e arrasta o grupo para a morte também não é legal. O velho ditado popular é válido: “Só porque alguém pula no buraco, não quer dizer que devemos pular atrás”.

Se o grupo decide atacar um dragão e as coisas saem errado, tentar salvar o máximo de companheiros é o esperado. Entretanto, se apenas um jogador ignora os avisos de cautela dos companheiros e adentra no covil do dragão sozinho, não é justo que todos os jogadores paguem com a morte de seus personagens por causa da teimosia de um.

Lembrem-se que RPG é apenas um jogo, e mais importante que a vida dos personagens é a AMIZADE entre os jogadores.

12 comentários:

  1. Estas são palavras e considerações VERDADEIRAMENTE sábias, nobre druida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Odin!

      Alguém já teve problemas entre jogadores? Como conseguiram administrar?

      Excluir
  2. Às vzs, o mestre, além d ser escritor, narrador e juiz, tem d c psicólogo tb. De fato, administrar egos é foda - ainda + os egos do nosso grupo. Quem descobrir como fazer isso, por favor me ensina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, com certeza é muito dificil. Galera, quem tiver sugestões, humildemente, solicito que postem! Precisamos de ajuda! :)

      Excluir
  3. Caros,

    Eu sempre tive sorte de nunca passar por essas situações com meus jogadores. Mas também eu sempre joguei com pessoas com quem tinha amizade - ou seja, para nós, o jogo era apenas outra forma de passarmos o tempo juntos.

    Agora, tem algumas dicas que funcionam, sim. Vou pensar a respeito e ver se posto algo no meu blog este final-de-semana.

    Abraços,
    Ricardo

    Autor do http://dragoesemasmorras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, as dicas serão bem vindas! Obrigado pela presença.

      Excluir
  4. Voilá:

    http://dragoesemasmorras.blogspot.com.br/2012/05/dissonancia.html

    Espero que gostem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa a postagem. Recomendo lerem e prestigiar o blog do nosso amigo.

      Excluir
    2. Filipe,

      Obrigado pelos comentários.

      Excluir
    3. De nada. Como costumo dizer... a união faz a força!

      Excluir
  5. Infelizmente já vi várias brigas em off entre jogadores afetarem o jogo de maneira péssima. Crônicas bem construídas foram estragas, os jogadores recusavam interpretar seus personagens corretamente. Por briga em off, em vez de um ajudar o outro no perigo eles se mataram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garou, muitos jogadores não entendem o sentido do RPG. Não existe um perde ou ganha, mas a construção de uma estória. A questão é que os jogadores adoram competir entre si, se gabando do melhor personagem, melhor arma, etc. Isso vai minando o jogo.

      Como você falou, as brigas em off são péssima para o divertimento de todos.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!