Os bons guerreiros

Um guerreiro não é apenas músculos
(por Filipe Dias)

Sem dúvidas, a classe Guerreiro, é a mais popular nos RPGs de fantasia, mas como fazer personagens que são mais que simplesmente músculos? Veja as dicas para criar e desenvolver um guerreiro interessante.

1 – Crie uma história voltada para o combate, mas abrangente
Isso te ajudará a estabelecer um estilo de luta e explicar porque possui perícias ou habilidade que não sejam apenas com armas.“Brucks é filho de um ferreiro, mas que foi escravizado e jogado nas arenas”.

O personagem acima teria além de todas as perícias voltadas para combate em arena como tridente, espadas curtas, rede, armeiro ou ferreiro. Se a aventura se desenvolver fora das arenas, essas perícias poderão ser úteis ao personagem e ao grupo na hora de concertar armas e armaduras.

Guerreiros devem ter além de armas perícias como sobrevivência, escalada e natação. É bom saber encontrar comida numa floresta ou poder escalar uma parede quando o mago do grupo não pode te fazer voar.

2 – Defina um estilo
Seu personagem é um guerreiro, mas é um cavaleiro, um mercenário, um esgrimista, um arqueiro? Seu estilo de luta é como seu personagem faz história. Cavaleiros medievais eram temidos por sua armadura pesada e por lutarem em cavalos, se beneficiando da altura e mobilidade do cavalo. Um esgrimista usa uma arma muito leve, mas se beneficia da sua alta destreza para deferir golpes rápidos e precisos.

3 – O caminho do guerreiro
Nenhum guerreiro fica a vida inteira arrancando cabeças de orcs. Aragorn e Conan se tornaram reis. Criar um objetivo de vida para o personagem ajudará a mantê-lo em um eixo de evolução, sem perder o foco. As habilidades com armas devem ser priorizadas, mas se pretende que seu guarda de cidadela torne-se o capitão dos portões da cidade, investir em liderança e tática deixará ele preparado para assumir o cargo.

4 - Combata
Quando assume o papel de guerreiro, o grupo de jogadores e os personagens do mestre esperam que você saiba o que fazer nas situações de combate. Obvio, seu personagem nasceu para a batalha e quando a coisa fica preta, o guerreiro se torna o general.

Leias as principais manobras de combate descritas nas regras. Saiba usá-las em beneficio próprio e oriente os outros personagens. Você observa Will, o ladrão, atacar o peito de um ogro com armadura. Ele não consegue causar dano no ogro. Você o avisa: “Will, você é ágil, ataque os olhos para cegá-lo”.

5 - Interprete
Assista filmes e leia livros e observe quais as táticas que os guerreiros usam para tirar vantagens no campo de batalha. “Majestade, posicione os homens no alto do morro. Deixemos que nossos inimigos se cansem ao escalar para nos atacar”.

Quando o combate começar, não seja o primeiro a fugir ou não se esconda atrás do mago. Sua postura dá segurança para os outros jogadores e personagens. É o que chamamos de fator moral.

Por fim, saiba a hora de embainhar a arma. Nem tudo se resolve com as armas. Melhor do que morrer é negociar e procurar uma saída honrosa.

12 comentários:

  1. Muito legais as dicas para se tornar um bom guerreiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu grupo me inspira muito. Certa vez um jogador queria fazer um minotauro. Eles são conhecidos em Yrth por comerem seres pensantes. Bem, na primeira sessão, rolou muito combate e intimidação, e o grupo lucrou algumas peças de ouro. Quando ele foi gastar seu dinheiro, todos os comerciantes saíram correndo de medo. O jogador se decepcionou ao ver que socialmente, o minotauro era limitado.

      Excluir
  2. Excelente!

    Todos, e repito TODOS os homens de armas deveriam ler e refletir sobre estas sábias palavras.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, mestre Odin. Muitas vezes nos preocupamos ao ver o filme com as cenas de combate. Esquecemos, porém, que o combatente é mais que uma espada.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, Filipe!

    Um ótimo exemplo do que você disse é Conan. A imagem passada é a de que ele é apenas um bárbaro, músculos e só isso. Mas nas histórias de Robert E. Howard ele é uma gama muito enorme de personagens: é um bravo guerreiro, mas também um grande rei, um sábio general, um exímio ladrão, um pirata... Enfim, o cara não é só músculo não.

    Concordo com o que você escreveu. Os guerreiros deviam pensar um pouquinho mais quando não estão em combate(e também pensar um pouquinho mais em combate, hehehe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dan, outro exemplo legal é o general Maximus, no filme The Gladiator. Ele é um ex-general que tinha todo o respeito do exercito romano, mas sonhava em voltar para sua família e cuidar de suas terras. Muito mais que puro músculo.

      Excluir
  5. Por isso gostei mais do filme novo do Conan do que aquele antigo. O Conan agora fala mais, é mais esperto, ficou bem melhor caracterizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frodo, nessa perspectiva acabo de mudar minha opinião sobre o filme. Entretanto, um guerreiro mudo pode ser muito inteligente, principalmente, que terá de usar dela para sobreviver.

      Excluir
  6. Concordo com vcs, + tb agrado mto dos tipos burros, tipo o Groo, o Krull e alguns personagens meus como o Grounk, Asno e o Tharull, o Cruel. Eles nunca serão grandes generais, + c bem direcionados, fazem toda a diferença. "Groo faz o que Groo sabe fazer melhor."

    Outro exemplo bacana é o Gutz, do anime Bersek. O cara, desde cedo, luta pra viver e vive pra lutar. Só com o desenrolar da história q ele vai ganhando aspirações, motivações - e cicatrizes! Ele lentamente vai c tornando um personagem + profundo. Explorar esse tipo d evolução tb é interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, para jogar com um personagem que so vive para o combate, tem que estar disposto e ter o mínimo de roleplayer. Como falei acima, se pretende ser só combate, nada contra, mas tem que tomar cuidado para no decorrer de uma campanha longa não se frustrar por não conseguir comprar uma arma, conseguir comida ou simplesmente, abrigo!

      Excluir
  7. Adorei a aula sobre guerreiro!! Por falar nisto vou querer ler o capitulo de combate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, basta se familiarizar com a ficha de combate que criei!

      http://www.rpgamesbrasil.com.br/2011/09/ficha-de-combate-para-gurps.html

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!