Bucha de Canhão - Parte I

Kobolds, nãoooooo!
(por F.L.Dias)

Mestre: "Vocês acompanham o guia kobold pela floresta e ao chegarem a uma clareira, outros 15 kobolds aparecem...!"

Jogador 1: "são três para cada um galera, em cinco minutos matamos todos eles".

Jogador 2: "Isso não é desafio para personagens de alto nível".

Mestre: "... eles seguram lanças e dois deles estão sobre as arvores e lançam uma rede grande sobre seus personagens. Eles estão imobilizados".

Jogador 3: "Cinco minutos, hein?! Falei para não acompanharem os kobolds".

Muitos oponentes não passam de "bucha de canhão". Sua função é atrasar o grupo, minar seus pontos de vida e consequentemente suas poções de cura, e às vezes render um pouco de pontos de experiência para preparar os jogadores para o grande "Boss". Eles são fracos e, geralmente, o grupo os subestimam. Entretanto, com um pouo de tática podem se tornar uma pedra no sapato dos PCs.

A grande vantagem é a superioridade numérica. Táticas para flanquear e dividir o grupo podem obrigar os PCs a lutarem em varias frentes. Outra tática interessante é usar instrumentos de imobilização. Redes, Alçapões, gradis que caem sobre os PCs os tiram rapidamente de combate, sem a necessidade de causar dano ao grupo.

À longa distância, os buchas podem usar arcos e fundas. Muitos combatentes já presenciaram o horror de uma chuva de flechas. Já a curta distância, barreiras de escudos e lanças com uma formação compacta, em um ponto estratégico, fazem a diferença.

Os mestres não devem abusar. A inteligência dos NPCs é primordial para que possam se organizar e se tornar realmente mortíferos. Com criatividade, um grupo fraco poderá ser um grande desafio para os PCs. Assim, na próxima vez que virem um grupo de Kobolds, poderão pensar que a vitória não será tão fácil.

6 comentários:

  1. Este post é em homenagem ao José, que teve seu cavaleiro abatido por um grupo de Kobolds. Bem, na ultima aventura não foi diferente. Os bucha de canhão detonaram o grupo. Nunca devemos subestimar nossos inimigos!

    ResponderExcluir
  2. Concordo até certo ponto. Teria que entender mais sobre a sociedade dos kobolds, porque pelo que eu sei eles não são corpulentos e nem possuem uma grande inteligência. Sim eles andam e caçam em bandos grandes, mas sem grandes táticas...

    ResponderExcluir
  3. O q eu sei é q eles mataram Sir William Tatcher d beliscão em beliscão, meu cavaleiro td cheio d armaduras. Eles tb são uma praga para Katabrok, aquele bárbaro q aparecia d vz em qdo na extinta revista Dragão Brasil.

    Até entendo o seu pto LP. + há q c pensar q criaturas fracas e covardes são inevitavelmente furtivas e traçoeiras pra sobreviver. O q levaria elas a ter uma tática num nível bem básico, como usar armadilhas elementares. Porém, é claro, um Kobold nunca se tornaria um Senhor da Guerra.

    ResponderExcluir
  4. Como a sua sociedade é tribal, eles são bons em armas de caça. E realmente já vi grupos caírem com flechas que apesar de serem de qualidade inferior possuía veneno que podia ser encontrado na própria natureza, como o de cobra, por exemplo.

    ResponderExcluir
  5. Cara, que plano sórdido. Gostei, vou usar nas próximas aventuras!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!