Bucha de Canhão – Parte II


Táticas de combate
(por F.L.Dias)

Soldado: “Senhor, o que devemos fazer?”

Capitão: “Esperem eles chegarem ao meio do pátio. Os arqueiros atacarão primeiro. Depois avançamos com os escudos e lanças. Mantenham distância”.

Soldado: "Sim, senhor".

Quando os “Buchas de Canhão” que caem sobre os PCs possuem organização militar, eles utilizarão de tática para atacar os PCs. Como todo personagem, eles querem sobreviver, por isso não vão se expor a riscos desnecessários.


Soldados, salteadores, mercenários e mesmos camponeses goblins podem ter um líder que organiza razoavelmente seus homens para vencer. Vamos discutir algumas táticas que poderiam ser usadas pelos “Buchas de Canhão”.

Arcos e fundas
Essa é tática de mais usada em emboscadas. Quando o grupo está viajando, salteadores escondidos à margem da estrada os atacam. Geralmente, se posicionam em uma região superior, sejam morros ou árvores. O objetivo é inutilizar os pobres PCs para que não entrem em combate corpo a corpo.

Escudos e lanças
Guardas de cidade, geralmente, patrulham as ruas utilizando lanças e escudos. São armas baratas que produzidas em larga escala armam peões e camponeses. Em combate corpo-a-corpo, um lanceiro tentará perfurar seus inimigos. O escudo protege o lanceiro de projéteis ou das espadas dos inimigos. Como formação, eles utilizam a antiga tática da falange para avançar e combater.

Coisas que caem de céu
Atacar um castelo ou uma muralha cheia de “Bucha de Canhão” é pedir para tomar uma chuva de paus e pedras, fora o famoso óleo quente. Essa tática pode ser usada também por camponeses ou lenhadores que rolam troncos morro abaixo contra os PCs.

Atacar por trás
Quando entrarem em combate corpo a corpo, os “Buchas de Canhão” tentam flanquear. Eles não seguem códigos de honra como cavaleiros e paladinos. Portanto, atacar por trás é uma excelente forma de inutilizar um combatente. A tática é aproveitar da superioridade numérica.

Armas Envenenadas
Típico em sociedades tribais e entre salteadores. Basta um simples corte para o veneno fazer o efeito e derrubar o PC.

Essas foram alguma dicas de táticas que os NPCs “buchas de canhão” podem utilizar para ficarem mais mortais e menos vulneráveis aos seus inimigos – os personagens dos jogadores. Com certeza, outras muito mais criativas poderão surgir, como fossos encobertos por folhas, uso do fogo e muito mais. Lembrem-se mestres, os "Buchas de Canhão" também lutam por suas vidas e se o combate ficar duro para eles, existe a opção de fugir.

3 comentários:

  1. Bem, essas táticas podem ser usadas contra os PCs, mas eles poderiam utilizá-las para organizar camponeses e lutar contra um barão, por exemplo!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!