Mazes & Minotaurs: Livro do Jogador em Português!

A tradução de M&M chega ao Brasil. Um título de peso para o RPG Old School
por Filipe L. Dias

M&M foi considerado pelo blog Dungeons Compendium como a versão do D&D tendo como foco a mitologia greco-romana. Nesse maravilhoso cenário, a idade medieval sai do foco e dá lugar as histórias vividas por Aquiles, Ulisses e Perseu. É a mitologia greco-romana que envolve os jogadores e dá o clima das aventuras.

Com um sistema de regras simples, M&M permite aos jogadores criarem personagens como: amazonas, bárbaros, centauros, elementalistas, caçadores, feiticeiros, ladinos, dentre outras. São 12 classes de personagens disponíveis.

O livro do Jogador trás todas as regras para a criação de personagens, combate e magia. A definição dos atributos é feita de forma aleatória, mas a regra permite aos jogares criarem personagens acima da média. Afinal, eles são os heróis. O combate é definido rolando-se o dado de 20 faces e é dividido em turnos de seis segundos.

Outro ponto interessante do sistema é o panteão de deuses. Todos estão relacionados com a cultura greco-romana, portanto não são deuses desconhecidos. Isso trás mais vida aos sacerdotes e permite aos jogadores visualizarem melhor a divindade.

Em breve será lançado o Livros do Mestre e o Livro de criaturas. Com os três livros, mestre e jogadores estarão preparados para enfrentar a grande Odisseia que está por vir.

O jogo está sendo lançado pelo blog Raccom. A iniciativa tem finalidades filantrópicas e todas as doações arrecadadas com os downloads do livro e com a venda será doada para a Associação Lar Moises. É o RPG nacional mostrando o seu lado social.


Baixe o livro do jogador: Maze&Minoutaurs - Players Manual.

5 comentários:

  1. Amigos, gostei muito do livro e parabenizo Helio Grecas que está abraçando o projeto M&M no Brasil! Fora o lado social!

    ResponderExcluir
  2. Uma iniciativa que só merece elogios!

    Meus parabéns aos criadores e colaboradores deste nobre projeto!

    ResponderExcluir
  3. Saudações Minotauricas!
    Agradeço a força na divulgação e convido todos a participar do playtest.

    Abraço!
    Helio Greca

    ResponderExcluir
  4. Por enquanto, só folheei o M&M em inglês. Só q eu axei um triste lacuna no jogo: ONDE ESTÃO OS ROMANOS?? Onde foram parar os neuróticos Senhores da Guerra, q na vida real, construíram um dos maiores impérios da história humana? Só tem grego pra lá, grego pra cá, e nada d um povo belicoso ameaçando os domínios helênicos além d um punhado d bárbaros maltrapilhos e desorganizados. Nem msm nos suplementos eu vi um romano sequer. + o jogo é nota 9, com os romanos ficaria 10.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!