O vilão perfeito


Como criar um vilão odiado pelo grupo de jogadores e que será a motivação e o antagonista perfeito para os personagens em suas aventuras? (por F.L.Dias)


A luta entre o bem e o mal é uma constante nas aventuras de RPG. Mesmo em jogos onde os personagens são anti-heróis, como Vampiro, GURPS Cyberpunk, Shadowrun – existem personagens que incorporam o mal maior, chamado VILÃO.

Um vilão pode ser criado em cima de quatro conceitos básicos: humanidade, motivação, mistério e presença. Nem todos os vilões possuem essas quatro características, mas sempre uma ou outra será encontrada.

Humanidade: muitos vilões possuem vícios humanos. Cobiça, inveja, sede por poder. Essa característica é o que traz o vilão para perto dos personagens. Por exemplo, os dragões são muito cobiçosos e o ouro de uma cidade rica pode ser tentador.

Motivação: sempre existe algo que levou um personagem a se tornar um vilão. Pode ter sido geneticamente modificado, ter tido um trauma na juventude ou ter um distúrbio psicológico como fanatismo. Quando os jogadores entendem qual a motivação do vilão, eles podem passar a respeitá-lo como um personagem, não apenas como um inimigo a ser derrotado.

Mistério: não é uma característica importante, mas muitos vilões possuem uma neblina entre eles e os personagens. Pouco se sabe sobre eles, mas ele age por meio de emissários ou fantoches. Às vezes, o nome do vilão é a única coisa que se sabe. É ótimo para incentivar a curiosidade dos jogadores.

Presença: o vilão está declarado. Sua presença está em toda a volta. Pode ser um tirano ou apenas um rival que aparece em todos os duelos de cavalaria para te desmoralizar. Todos os conhecem, o temem ou apenas o desprezam.

Quando criar um vilão para a aventura, pense nas características que deseja para ele e como os personagens o veem no mundo do jogo. Dê a ele algumas características boas também. Em determinadas situações, precisaremos nos juntar aos nossos piores inimigos para concluir um objetivo comum. Quem lembra quando os meninos de Caverna do Dragão se juntaram ao Vingador?

Para vocês, qual o pior vilão que já encontraram?

8 comentários:

  1. É quarteto cruel - Sephiroth, Joker, Vicious (cowboy bebop) e Griffith (berserk)!

    ResponderExcluir
  2. Na literatura um dos mais odiosos que conheci, mas que mais gostei foi o cavaleiro e conde Roberto D' Artois. Foi uma figura atuante na França medieval e contribui para várias revoltas. É esplendorosamente retratado na série de romances históricos, Os Reis Malditos, do escritor Maurice Druon.

    Nas minhas aventuras de RPG, acredito que meus jogadores mais odiaram foi Kalistor, um demônio das profundezas; Lord Ademar, rival e pedra no sapato do cavaleiro criado pelo jogador José; e Isariel, o elfo negro mais sórdido de todas as minhas aventuras.

    ResponderExcluir
  3. Cara, dar uma pesquisada no universo do Batman é a maior e melhor forma de se pegar referências pra vilões, definitivamente! Pinguim, Espantalho, Duas Caras,Coringa,Era Venenosa, Ra's Al Ghul, Bane, entre muitos outros....

    Fora desse universo do Batman,acho que o inimigo do Aranha - o Duende Verde, deve ser lembrado também!

    ResponderExcluir
  4. Ae q vc c engana, caro Druida. O + sórdido d tds os seus vilões foi o Abdul Bilah (c é assim q c escreve o nome daquela praga), q escravizou o meu gigante Asno e o Andrus, o bárbaro do Lan, e nos jogou nas arenas d Tredroy, além d seqüestrar o meu querido cãozinho Pupi. Se perfilassem td esta corja acima citada, nós alegremente daríamos nossas vidas para estripar aquele maldito escravagista, msm c Kalistor e os outros pudessem escapar e destruir td o mundo depois!

    ResponderExcluir
  5. Ah, e pra mim o Coringa é um anti-vilão, ou seja, aquele cara q definitivamente é do mal, + msm assim vc torce pra v até onde aquele ordinário é capaz d ir. Q nem o Renato Mendes, da novela Celebridade. Até na vida real, temos alguns anti-vilões: Osama Bin-Laden, Roberto Jefferson, os ladrões q arrombaram o Banco Central, etc. Diferente d um Maluf, q é 100% vilão.

    ResponderExcluir
  6. ta loko sephiroth nao existe piedade nos olhos daquele cara

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!