Qual o seu RPG favorito?


No dia 31/12/2010 terminou a primeira enquete do RPGames Brasil. O objetivo era avaliar qual era o RPG favorito dos leitores que acessam o blog. Qual é o seu?

Analisando os dados, poderíamos dizer que o resultado foi obvio. GURPS e D&D lideraram, respectivamente, com 38% e 33% da preferência do leitor. Em seguida vieram Shadowrun com 10 % e os sistemas White Wolf com 6%.

GURPS e D&D são bastante populares. As primeiras edições do sistema de Steve Jackson data da década de 1980. D&D surgiu na década de 1970 e nessa longa história foi o jogo inicial de muitos jogadores, inspirou jogos como Baldur’s Gate, Neverwinter Nigths, sem falar no desenho Caverna do Dragão.

Shadowrun e White Wolf conquistaram seus fãs, no Brasil, a partir de meados da década de 90. Seu estilo “cult” acabou restringindo o público. Entretanto, a aliança entre fantasia medieval e ficção cientifica provaram ser tão divertidas quanto os gêneros de capa e espada.

Qual a grande surpresa dessa enquete? Foi “Outros” com 13% da preferência. Isso indica que muitos jogadores deixaram os sistemas clássicos de lado e jogam títulos menos conhecidos ou comerciais. Preferem jogos antigos como Deadlands, Castelo Falkenstein. Ou aderiram aos novos sistemas como Old Dragon, Mighty Blade, dentre outros! E você, o que prefere está jogando? (por F.L.Dias)

7 comentários:

  1. Galera, meu sistema favorito é GURPS, pela versatilidade e realismo. E os seus?

    ResponderExcluir
  2. me tornei um grande fã do Pathfinder RPG

    ResponderExcluir
  3. Também gosto de Pathfinder, mas meu voto vai para D&D e seu clima de fantasia heróica. Claro, D&D possui diversos exageros (muitos suplementos precisam ser simplesmente ignorados...), mas nada que algumas regras da casa não possam dar conta, caso este seja o interesse do grupo.

    ResponderExcluir
  4. Francamente, eu não participei da enquete pq eu gosto d quase todos os sistemas. Pra mim td cenário tem seu encanto, e a regra pra mim deve não ser simples ou realista, + estar d acordo com a estética do jogo. É + fácil pra mim dizer o q eu não gosto d jogar, detesto td q venha daqueles plagiadores da Dragão Brasil, aquele Daemente e o 3D&Tubbies me dão asco.

    ResponderExcluir
  5. Acho q o Sistema q mais gosto é GURPS, entretanto D&D é ótimo para ambientações fantásticas e Vampiro: A idade das Trevas é bem interessante tambem na minha opiniao.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, acredito que a variedade que enriquece de fato o RPG. Claro que sempre existe aquela febre da "moda" e os players ficam jogando ele durante muito tempo (normalmente até a empresa do tal rpg sacaniar os players). Eu so do lema quanto mais rpgs existirem melhor!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!