Guia de Campanha para Undermountain


Um livro para Advanced Dungeons & Dragons

por Filipe Lutalo

Lançado na década de 1990 pela Abril Jovem, a versão em português do “Guia de Campanha para Undermountain é uma raridade desejada por muitos jogadores de RPG.

Você poderá gostar de:

Escrito por Ed Greenwood, com ilustração da capa de Brom, desenhos internos de Karl Waller, o Guia de Campanha para Undermountain é um livro de referência que expande o cenário de Forgotten Relm.

As palavras de Elminster não poderiam descrever melhor: “Undermountain, Ah sim. Um ótimo lugar para se divertir, o mais famoso campo de batalha onde se ganha a reputação de aventureiro veterano – e o maior cemitério de Faerun hoje em dia.”

Essa é a masmorra mais falada de Faerun. Com nove níveis conhecidos e outros quatorze subníveis que somente os mais corajosos se aventuraram a dar uma espiada, Undermountain é a maior masmorra construída sob a cidade de Waterdeep. Nesse livro, há uma descrição minunciosa dos níveis superiores — os mais conhecidos.


Para entrar na masmorra, os personagens poderão se deparar com um poço ou a entrada de um esgoto. Portais mágicos levam a áreas específicas da masmorra. Talvez, eles encontrem um pergaminho com um mapa inacabado. Aqueles que adentram a masmorra e retornam com vida, com certeza conquistam uma grande reputação entre o povo de Waterdeep.

O livro possui 130 páginas. Para jogá-lo, mestres e jogadores necessitarão dos livros básicos de AD&D: O livro do Jogador, O livro do Mestre e o Livro dos Monstros. Recomendo usar também o livro de Forgotten Realms para ter toda a ambientação nas mãos.


A arte interna do livro é fantástica. Os traços de Karl Waller dá uma ideia bastante interessante do que são as ruínas e contribuem de forma primorosa para transportar os jogadores para esse desafiador mundo de horror, perigos e glória. É um livro para todos os jogadores de RPG, de AD&D ou outros sistemas.

***
Já se aventurou por Undermountain? Nos conte como foi a sua descida nessa masmorra nos comentários.




6 comentários:

  1. Esses livros foram um dos melhores investimentos em RPG que fiz em minha juventude. Eles são infinitamente superiores ao suplemento de Undermountain para D&D 5e, e lembrando dos mesmos, tanto em termos de riqueza de detalhes nas descrições quanto estilo de arte, vejo com ainda mais clareza o quanto perdemos nos últimos anos. O novo livro de Undermountain parece ter sido contruído como um MMO, onde os jogadores têm uma missão principal muito vaga e ficam procurando "side-quests" para ganhar XP e evoluir. Fora que o fator risco foi tão reduzido que chega a ser constrangedor. Quem tiver a oportunidade, compre ou baixe esse módulo do AD&D porque realmente vale à pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não conheci a quinta edição. Depois de tantos anos, dá trabalho manter a criatividade.

      Excluir
    2. Eu tenho curiosidade para passar a vista no "Halls of Undermountain" da 4a edição... Não parece ser nada extraordinário, mesmo assim tenho curiosidade para conferir a velha Masmorra do Mago Louco sob a abordagem da 4e.

      Excluir
    3. Tenho curiosidade de passar o olho também.

      Excluir
  2. Nostalgia boa! Lembro da primeira vez que eu e alguns amigos ficamos diante de um dos mapas de Undermountain, falamos sobre seus desafios e letalidade... Pura magia disney! :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os produtos de AD&D sempre foram encantadores. Quem não se encanta pela Dungeon de Zanzer, ou por Undermountain? Sim, meu caro Mike, muita nostalgia.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!