O cajado do mago

Não perca a sua varinha
(por Filipe Dias)

O cajado, bem como a vara de condão são símbolos do poder de um mago, mas ele pode ser mais que isso.

Construído geralmente de madeira, é o item mágico que melhor caracteriza o mago. Dotados de imensos poderes, ele serve para canalizar as mágicas conjuradas pelo feiticeiro. Em O Senhor dos Anéis, o cajado, é o foco de poder de Gandalf. Todas as vezes que ele realiza uma mágica, ele o utiliza. Na batalha contra Sarumam, ele é derrotado quando o perde e fica quase incapaz de fazer magias.

No GURPS 4 ed., a Aptidão Mágica que define se um personagem é um mago, pode ser modifiada de várias formas. Ela pode se manifestar apenas à noite ou durante o dia. Pode ser modificada para permitir ao feiticeiro lançar um mágica apenas quando tocar um instrumento musical ou se ele executar passos de um dança ritualística.

Para refletir a importância do cajado e da vara de condão, uma nova limitação poderia ser introduzida na Aptidão Mágica, chamada "Cajado do Mago":

  • O feiticeiro somente consegue soltar magias se possuir um cajado ou vara de condão, encantado com a mágica Cajado. -40%.


Com essa limitação especial, o personagem economiza 40% no custo da Aptidão Mágica. Além disso, o item passa a ser um elemento crucial para a caracterização do personagem!

6 comentários:

  1. Muito bom! Gandalf com seu cajado e Harry Potter com sua varinha mágica, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Justamente, no Harry potter, um mago não consegue soltar uma mágica sem a varinha. bem lembrado Clérigo!

    ResponderExcluir
  3. O cajado é uma das características mais lendárias dos magos xD

    Só que eu também acho legal como canalizadores de magia essas coisas mais diferentes, tipo orbes, luvas, espanadores (não, espanadores não...), etc ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encaitar, relamente! Qualquer coisa pode ser usado como um canalizador de energia. Lembrei do desenho Caverna do Dragão, onde um mago Gnomo usava um orbe para canalizar as suas magias.

      Excluir
  4. Concordo com todos! O cajado para um mago é (ou ao menos deveria ser) tão fundamental para ele quanto a espada é para um guerreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odin, é o item que mais caracteriza o mago junto com o chapéu pontudo.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!