A Fortaleza de Berdolock Versão 1.1



Seu Primeiro RPG Solo - Resenha 

por Filipe Lutalo

A Fortaleza de Berdolock: seu primeiro RPG Solitário, de Antônio Marcelo e Jorge Bentes, Editora Riachuelo, data (?), 12 páginas.

A Fortaleza de Berdolock é um RPG Solo desenvolvido por Antônio Marcelo e Jorge Bentes e lançado pela Riachuelo Games. Nas 12 páginas do livreto, formato pdf, o jogador possui todas as regras necessárias para simular uma aventura de RPG do tipo exploração de masmorra.

Na Floresta de Lyzarbhy está a fortaleza construída pelo mago Berdolock. Em seus corredores labirínticos, o jogador explora em busca de tesouros e glória. 

O capítulo Introdução informa ao jogador tudo o que ele precisa para jogar. Basicamente, o jogador utilizará um lápis, uma folha de papel quadriculado, 2 dados de 6 faces e o livreto. Recomendo providenciar três dados, pois dependendo das circunstâncias poderá lançar um dado extra. 

O segundo capítulo é a criação de personagem. O jogador controlará um único personagem armado com uma espada curta e uma cota de malha. O único parâmetro que o personagem possui é os pontos de vida determinados aleatoriamente pelo lançamento de 2D6. Abaixo dois personagens criados para uma aventura: Wulda a guerreira e Hamart, o forte.


A mecânica do jogo é totalmente aleatória. O jogador rola os dados para determinar o caminho, encontros com criaturas, armadilhas e tesouros. Numa situação de combate, o próprio jogador lança os dados para o aventureiro e para o inimigo. Se os pontos de vida do inimigo chegarem a zero, o aventureiro continua na sua busca. Caso os pontos do aventureira
cheguem a zero, ele morre.

Se sobreviver a 30 turnos, o personagem passa a buscar a saída. Boa sorte, pois o personagem está bem profundo no labirinto e a saída só pode ser encontrada pelo lançamento de dados. 

A ficha do personagem é simples, na verdade desnecessária pois há poucos parâmetros para controlar. Eu criei uma ficha editável para quem desejar se aventurar. Clique aqui. 

A Fortaleza de Berdolock - Versão 1.1 é um dos primeiros RPGs Solos brasileiros. Vencer sozinho o labirinto, é uma tarefa que depende de muita sorte. Outro fator de dificuldade é que o personagem estava sozinho e não contava com ajuda de outro personagem. Isso foi resolvido em outras edições. Para mim, também faltou uma mecânica de bater em retirada quando as coisas ficarem feias. 

Wulda, a guerreira e; Hamart, o forte, tiveram muita sorte e conseguiram, juntos, sobreviver por 11 turnos. Sim, é um jogo difícil.

Labirinto explorado por Wulda e Hamart (Imagem RPGames Brasil)

Para quem desejar jogar a Fortaleza de Berdolock, recomendo fazer um grupo de personagens, algo que se aproxima de um RPG tradicional. Explorar o labirinto com um grupo que possui um clérigo de nível 1 com uma magia curar ferimentos leves, ou quem sabe todos os personagens começam o jogo com uma poção de cura . Essas pequenas modificações podem deixar a experiência melhor, afinal, você é o mestre e o jogador na mesma aventura. 


Baixe a ficha de personagens editável aqui.

Baixe as fichas de Wulda, a guerreira e Hamart, o forte.

Divirta-se!

***
Jogou a Fortaleza de Berdolock? Não? Baixe, jogue e deixe seu comentário sobre a sua experiência.






10 comentários:

  1. Lembro que a Riachuelo tinha alguns alguns jogos print'n play disponíveis para download no site, pena que não consigo encontrar mais esse acervo, queria usar para apresentar jogos de mesa aos sobrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual jogo deles vc gostaria? Eu acho que tenho todos !

      Excluir
    2. O homem do RPG Solo brasileiro é o Tarcísio Lucas. O cara ai acima deve ter tudo Mike. Você deve achar muita coisa na página RPG Solo no Facebook, também. Infelizmente, o site da Riachuelo Games está fora do ar.

      Excluir
    3. Eu não lembro de nenhum jogo em específico, na época esse tipo de jogo era novidade pra mim. Tô procurando qualquer coisa print & play pra explorar. Vou garimpar o acervo do grupo no Facebook, valeu, gentes.

      Excluir
  2. Quero começar a experimentar mais RPGs Solo. Depois vou me aventurar na Fortaleza de Berdolock tb pra ver qto tempo eu sobrevivo. Massa demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, você gasta menos de 10 minutos para aprender a jogar Fortaleza de Berdolock. Desafiado a sobreviver 10 turnos. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  3. vou tentar aqui haha estava afim de um jogo solo assim

    ResponderExcluir
  4. Denis, estás desafiado a sobreviver 12 turnos!

    ResponderExcluir
  5. É um ótimo jogo pra se jogar até 5 minutos depois você tem vontade de queimar ele todo! É uma porcaria, só fez sucesso porque é difícil! A maioria do BRs só faz porcaria! Os que são bons você conta nos dedos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Concordo, é difícil, mas é um jogo de 1994, se não me engano. Em breve, farei a resenha da versão 2021.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!