Warhammer 40k – Parte 7

Exemplo de exército

por José Bones


Nesta série de postagens, estamos apresentando os detalhes sobre o war game Warhammer 40k. Agora trazemos um exemplo sobre como funciona a montagem de um exército. Acompanhe todas as outras postagens aqui.

Para facilitar o entendimento da criação de um exército de Warhammer 40k, vou usar aqui a minha raça predileta: os Orks! Pois eu não escolhi a vida Ork, ela é que me escolheu (KAKAKA).

Para este exemplo, usarei um dos exércitos que eu costumo jogar com frequência. As regras adotadas são da quinta edição. Eu a considero mais didática para quem está começando, pois, não possui a enorme quantidade de incrementos adotados na sexta e sétima edições.

Tenho 500 pontos. Vamos começar pelo HQ. Ele será um Warboss, custo inicial de 60 ptos. Por mais 5 ptos, coloco nele uma Eavy Armou”, aumentando a sua Salvação por Armadura. Ele usará uma Power Klaw (+25 ptos), uma garra mecânica gigante que dobra a Força do seu usuário e ignora a Salvação por Armadura do oponente. Entretanto, reduz a Iniciativa do usuário para 1, pior valor possível. Na outra mão, substituiremos a arma inicial por uma “Shoota-Skorcha”, uma Shoota que vem acoplada a um lança-chamas que pode ser usado uma vez por jogo. Totalizando 95 pontos.

Como o Warboss é um personagem independente, optei por anexá-lo a uma Tropa de Linha de Ork Boyz, que possui 10 membros e tem um custo inicial de 60 pontos. Deste modo, protegemos o nosso HQ dentro de uma tropa, evitando que nossos inimigos mirem diretamente nele. Aumentei a quantidade da tropa para 17 membros, por mais 42 pontos. Cada um deles possui uma Choppa e uma Slugga, espécie de submetralhadora rudimentar, e as duas armas em conjunto lhes conferem +1 Ataque em combate corpo-a-corpo. Mas para cada 10 membros que a tropa possua, um deles pode trocar a sua Slugga por uma arma especial. Optamos por uma Rokkit Launcha, um lança-mísseis rudimentar, ao custo de mais 10 pontos. Totalizando 112 pontos.

Como essa tropa de Ork Boyz é extremamente vulnerável ao fogo inimigo (Armadura 6+), colocrei um Deff Dread (+75 pontos) para ir na frente da tropa lhe dando cobertura e conferindo-lhe uma Salvação por Cobertura de 4+. O Deff é um tipo de veículo bípede, que é uma opção de Apoio Pesado e que também pode combater corpo-a-corpo. Ele possui duas garras similares a do Warboss, que aumentam a sua Força de 6 para 10. Entretanto, seu imenso tamanho reduz a sua Iniciativa. Escolho duas armas para ele, uma Skorcha e uma Big Shoota, uma metralhadora mais letal que sua irmã menor (+ 5 ptos cada). Totalizando 85 pontos.


Compro mais uma Tropa de Linha e opto por mais uma tropa de Ork Boyz com 16 membros. Também compro para elas uma Rokkit Launcha, muito útil contra veículos ou criaturas com alto valor de Resistência. Troco a Slugga dos demais por uma Shoota, sem custos adicionais. Esta mudança faz com que percam o Ataque extra, mas permite que usem um dado a mais para disparar, além de ter um alcance maior, equilibrando assim as duas opções. Totalizando deste modo 106 pontos. Esta tropa pode ser usada durante o jogo tanto para fornecer fogo de cobertura enquanto a outra avança quanto para atacar um alvo diferente da primeira.

Finalizando, compo uma tropa de Killa Kans, uma opção de Apoio Pesado (+35 pontos) para ir na frente da segunda tropa de linha lhe dando cobertura. Uma Killa Kan, ou Lata Assassina, é uma versão menor do Deff Dread, possuindo apenas uma garra. Além de outra única arma compulsória, à qual escolho uma Rokkit Launcha (+15 ptos). Incluo também outra Killa. Totalizando assim 100 pontos.

Agora, você já está pronto para lançar a sua “Whaaaaaagh!” deixando um rastro de destruição pela galáxia. Mas se você quiser, pode baixar a ficha pronta que eu fiz deste exército AQUI. Ela foi feita usando o programa Army Buider, e por esse motivo está escrita em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Participe!