Mini Gurps Quilombos dos Palmares

RPG que promove a consciência
- por Filipe Dias (Druida-filid)

Nos tempos áureos do RPG brasileiro, a Devir protagonizou o lançamento da série Mini GURPS, uma versão super leve do Módulo Básico e que tinha como objetivo, ser um guia introdutório para o sistema. Não ficou apenas no módulo básico. Junto foi lançado alguns suplementos e dentre eles Mini GURPS - O Quilombo do Palmares.

Escrito por Luiz Eduardo Ricon, o livro possuía 39 páginas que trazia a história do quilombo mais famoso e símbolo de resistência a luta contra o regime escravocrata brasileiro.

Os jogadores poderiam estudar nossa história divertindo-se, interpretando arquétipos de personagens de quilombolas, capitães do mato, escravos, dentre outros.  Além disso, o livro traz um resumo do que foi a história de Palmares, um quilombo com mais de 30.000 habitantes e que por 100 anos desafiou a coroa portuguesa.

Fica ai a dica para jogadores que queiram deixar de lado um pouquinho as tradicionais aventuras de capa e espada e embrenhar nos perigos e mistérios de um período que é pouco falado de nossa história, mas que é muito rico e permite gerar excelentes aventuras.


7 comentários:

  1. Adoro o gênero Brasil colônia! Inclusive o Ricon é um dos criadores do saudoso RPG Desafio dos Bandeirantes. Mto fera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Jose, você têm o Desafio dos Bandeirantes. Mestra um one-shoot para nós!

      Excluir
    2. Gostei da idéia! Vou v se eu consigo planejar alguma coisa entre o natal e o ano novo.

      Excluir
  2. Mini GURPS está entre uma das melhores séries de livros de RPG lançados no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma série extremamente bem feita e com um viés educacional incrível.

      Excluir
    2. Obrigado pelo comentário @Mike Wevane.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!