Ave Fenix!

Quem é vivo sempre aparece!
(por Filipe Dias)


Aveeeee Feeeeeenix!

Quem se lembra do Fenix em os “Cavaleiros do Zodiaco”? O cara tinha o poder de ressurgir dos mortos como a lenda da Fenix. Bem, por que estamos falando isso? Simples, Marcelo Del Debbio, antigo escritor da Dragão Brasil e de RPGs como Tormenta, Trevas e Arkanum está na ativa.

Depois de fechar com a Redbox Editora a concessão dos direitos de publicação dos livros da Daemon, Del Debbio fará parte do grupo de escritores da RedBox.

Sinceramente, penso que é um grande ganho para o RPG nacional, sem falar para a editora que coloca em suas prateleira um autor já conhecido e RPGs que foram os responsáveis por popularizar o RPG na nossa terrinha.


Bem, sucesso à RedBox Editora e ao Marcelo Del Debbio em sua nova aventura pelas terras do Roleplaying Game! 

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, meu amigo e minha amiga! Seja um seguidor do nosso blog! Será bem vindo conhecer a sua opinião!

      Excluir
  2. Druida, infelizmente tenho q discordar da sua comparação. O Del Debbio tá + pra dopleganger do q pra Ikki d Fênix. Ele só vive d plagiar RPGs antigos e desconhecidos do público RPGista em geral. Aquele Sistema Daemente é uma cópia sem vergonha da regra do Call of Cthulhu. Arkanun, por sua vez, é um plágio d Ars Magika. E ele ainda tem a cara d pau d falar q a sua obra é original. Ele plagia até ele msm! Seus livros são cópias deslavadas uns dos outros, reciclando textos e ilustrações. Sem contar os seus cenários pseudo místicos e pseudo conspiracionais. Ele é o piorzinho do trio tormenta, q já não é grandes coisas na minha opnião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, respeito a sua opinião, mas isso não é diferente do que todo mundo faz.

      D&D está na quinta edição, e o que mudou? Pouca coisa, na essência se baseia em um rpg de classes de personagens. GURPS nem preciso dizer, as regras são tão genéricas e e tem tantas variações que quem joga GURPS, continua na fissura de jogar GURPS. Pathfider é o D&D 3.75. E por ai vai. Todos os RPGs lançados nos últimos tempos não trouxeram inovação substancial.

      De qualquer forma acho importante as pessoas darem a cara a tapa e apresentarem os seus produtos. Plagio ou não, todos os novos e velhos autores estão abastecendo o mercado com títulos e lutando para difundir o jogo.

      Agora, temos que adimitir. Devemos parabenizar o Marcelo e a turma da Dragão Brasil que foram os responsáveis na década de 90 por colocarem uma revista de RPG, em caráter nacional.

      Sem o produto deles muitos jogadores não teriam surgido. Os produtos tinham preço acessível e se dependesse da única editora na época, o RPG teria sucumbido ao Magic e outros produtos mais rentáveis.

      Excluir
    2. Também respeito a sua opnião, Druida. Porém, na minha opnião, plágio não merece mérito intelectual. O único mérito do Del Debbio é financeiro. Ele é um dos poucos autores q vive exclusivamente d RPG no Brasil. E esse é o seu gd mal tb. Pois isso tornou a sua obra totalmente vinculada ao consumismo. Pra pagar suas contas, ele precisa vomitar livros e mais livros no mercado. Não tendo tempo (e nem msm conhecimento) pra fazer um trabalho + bem feito.

      Quero dizer que não sou contra reedições ou retro-clones, desde que haja originalidade, q aquela edição ou adaptação acrescente algo ao conjunto do jogo. Há uma grande diferença entre copiar e readaptar um jogo, como é o caso das várias edições do GURPS e do D&D. Assim como da readaptação do Pathfinder.

      O nosso hobby está começando a caducar pq os autores estão + interessados em vomitar clichês enlatados pra encher as burras d money do q criar algo único e novo. Eles extrapolaram a proporção saudável entre jogo e produto comercial.

      Foi o q aconteceu com a Dragão Brasil. Ela começou muito bem, eu até gostava d lê-la. Só q ai eles começaram a apostar na lógica dos enlatados, e a revista começou a decair. Até chegar ao ponto da editora "rifar" o trio tormenta, q encabeçava a revista, e botar uma equipe totalmente nova. Mas, infelizmente, os novos caras só viam o d20 na frente deles, ignorando outros jogos e sistemas. Isso, junto com a já denegrida imagem da revista ante os RPGistas, fez com q ela acabasse. Se eles tivessem apostado na originalidade, talvez a Dragão Brasil existisse até hoje.

      Mas esta é só a minha humilde opnião. Quiz aqui apenas exprimi-la, não ser o dono da razão. Seu ponto de vista, Druida, também não está errado. Ainda acho q eles fizeram mta merda, + tenho q reconhecer q foram uns dos pioneiros. O importante é aprendermos com a história pra não repetirmos os msms erros.

      Excluir
    3. José, abordando um assunto interessante: viver de RPG.

      No Brasil nenhum autor vive de RPG, inclusive nosso amigo Del Debbio. Basta você olhar o site da Devir. GURPS 4d ficou apenas nos básicos. D&D tem mais títulos, mas morre com a chegada da quinta edição. Shadowrun, já entrou na quinta e morreu na 2ª edição no Brasil.

      Outros títulos como Arkanum e Tormenta e Defensores de Tóquio não conheço ninguem que joga e sua pesquisa mostrou bem!

      Enfim, a galera que está dando a cara a tapa faz muito mais por amor ao jogo do que por dinheiro. Entretanto, acredito que todas as formas de arte devem ser reconhecidas, principalmente, financeiramente!

      Excluir
    4. Ele pode não viver agora, + já viveu, no seu auge. Retorno financeiro é importante sim. + não deve ser o foco, ou td se perde. Principalmente se tratando d criação intelectual.

      Excluir
    5. Bem José, não posso falar sobre os honorários da pessoa, sem o contra-cheque em mãos. Entretanto concordo com a colocação que quando fazemos algo apenas visando lucro, não conseguimos passar nossa essência para a coisa. Agora, te falo. Se para cada visita ao blog, eu ganhasse 1 real, ficaria muito mais feliz no final do mês!

      Kaakakakakakakakakakaka

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Vamos torcer para que ele realize um bom trabalho, a muito não vemos grupos utilizando os cenários dele, mas a redbox tem apresentado bons trabalhos, esperamos que ele some.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ethernalys, esperamos também. Essa é a ideia. precisamos desenvolver um mercado forte de jogos brasileiros.

      Me lembro da conversa que tivemos sobre a função da Associação Ethernalys BH em incentivar o RPG brasileiro.

      Bem, Del Debbio foi um dos pioneiros e Tormenta pelo que acompanho tem grande aceitação.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!