D&D 3.5, a melhor edição?


O público votou!
(Por Filipe Dias)

Em 31 de janeiro, o RPGames Brasil encerrou a pesquisa para saber qual a preferência do público de Dungeons&Dragons.  O objetivo era saber qual a edição mais agradou os fãs em todos os tempos. Apesar do pequeno número de votos, pesquisas como está pode ser o ponto de partida para refletir sobre qual o rumo que o sistema poderá tomar.

Nessas várias décadas de vida do D&D, inúmeras mudanças aconteceram no sistema. A postagem “D&D5ª Edição – Um Sistema Para Todos Governar”, escrita por Helio Greca no blog Rocky Raccoon, resume toda a saga vivida pelo D&D na sua história.  

A soma dos votos da edição 3.5 e 3.0 foram a mais votada com 46 % dos votos. Optamos por essa soma, porque virtualmente as duas são uma única edição. Em segundo lugar ficou o AD&D 2ª edição com 26%. Entender o porquê da edição 3.5 ter agradado mais aos jogadores pode ser uma ferramenta a ser utilizada pela Wizard no desenvolvimento da 5ª Edição.



Seria a mudança nas regras, a diagramação ou a arte dos livros de D&D 3.5 os fatores mais importantes para atrair a preferência do público? O que diferencia essa edição das outras? Como diz o dito popular: “Quem tem boca vai a Roma”. Talvez, a estratégia de ouvir os fãs pode ter sido a mais acertada da Wizard para levar o D&D de volta para o hall da glória.

18 comentários:

  1. Acredito que o sucesso da 3a edição se deu justamente por isso mesmo, pelo fato da empresa ter ouvido seu público.

    apesar do AD&D ser bastante jogado e elogiado, os jogadores antigos tinham várias ressalvas e sugestões de melhoria, e a maioria delas foi atendida na 3a edição. além disso, a nova edição tinha uma mecânica mais simples e era visualmente mais "bonita", o que atraiu milhares de novos jogadores.

    Assim, a Wizards conseguiu agradar jogadores antigos e ainda atrair novos para o hobby. Espero que com a 5a edição, consiga fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Odin, lembro que a 3ª edição teve um salto grande em relação à arte! Entretanto, a questão de ter escutado os jogadores não era do meu conhecimento. Obrigado pela contribuição!

    ResponderExcluir
  3. A Devir deveria relançar a 3.5, nem a 4 se encontra mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eric, dei uma olhada na Loja Virtual da Devir e os produtos estão sendo vendidos normalmente. Segue o link: http://loja.devir.com.br/rpg/dnd-4ed.html?mode=grid

      Excluir
  4. Eric Quaresma vou dar uma olhada no site da Devir. Será que a Devir se rendeu as especulações da 5 edição e paralizou a impressão da 4 ed? Santo Deus!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde gente ! Uma peguntinha .. Ainda à possibilidade de sairem suplementos 3.5 ? Ou será sempre os suplementos existentes e ponto final ? D&D 3.5 sempre foi meu preferido e não o abandonei quando chegou a 4E. Sinto que os jogadores de edições mais antigas vão sendo deixados para traz,sendo obrigados a comprar as novas edições.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Breno, acredito que da edição 3.5, a Devir não lançará mais nada. No Brasil, o foco é a quarta edição e a Serie Essence.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que em muito contribui a facilidade de acesso. D&D 1 ed. somente em inglês e numa época muito restrita aos EUA, o AD&D 2 ed. chegou a ser vendido, om preço proibitivo para muita gente e depois meio abandonado pela sua editora daqui, já o 3.0 e 3.5 com condições mais condizentes para sua compra e com certo apoio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. A acessibilidade é importante para interpretar a pesquisa.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  9. Por favor meu enteado pediu esse livro onde eu acho em Santa Catarina pra comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo, somos de BH. Em Santa Catarina eu não sei, mas pode achar na internet.

      Excluir
  10. Vou copiar um texto sobre isso que eu li em inglês em muito do meu argumento

    vamos aos fatos: 4ed e 5ed vieram pra agradar millenials que curtem MMO. o sistema é mais simples e até um feto aprende beleza...

    mas um nerd mais troo como eu prefere coisas complicadas mesmo.

    Em 3ed (sim nao tem isso de 3.0 o 3.5 é uma errata são a mesma edição) é possível jogar com deuses e heróis de verdade sem jogar fora o perigo e desafios. Eu não quero classes equilibradas em combate com warriors causando o mesmo dano de uma bola de fogo. Eu quero um jogo onde cada um tem sua função e priorizam trabalho em equipe.

    quero um sistema que tenha mais spells do que posso usar. quero jogar com qualquer classe sabendo que serei útil ao grupo mesmo eu não focando em combate. 3ed tem mais de 50 classes básicas, mais de 100 dragon magazines, mais de 50 livros.. etc

    preciso continuar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na mesa que estou narrando tem um dvati meio-dragão warblade, uma maga seelie changeling, um Neraph factotum... nenhum humanoide e estamos jogando eberron. Pra mim não tem comparação.

      Excluir
    2. O 3ªEd é bem completo. ;)

      Obrigado pela contribuição!

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!