Rome


Uma serie de tirar o folego
(por Filipe L. Dias)


Aproveitando o gancho do Momento da Itália no Brasil e da exposição "Roma: a vida e os Imperadores", falemos de Rome, o seriado exibido pela HBO em 2005 à 2007. A série retrata o cotidiano dos cidadãos romanos em 52 AC, quando Julio César retorna para Roma vitorioso, após a batalha de Alésia. A luta entre Julio Cesar e Pompeu pelo poder de Roma é pano de fundo do seriado. Esta em jogo a manutenção da Republica e a formação do Império.

As relações humanas são outro foco na série. Política, miséria e acima de tudo, a humanidade das personagens são bem retratadas. Tito Pullo, fanfarrão e impulssivo e Carlos Vorenus, um homem mais sério e extremamente honrado, são os personagens principais. Os dois pertenciam à legião e participaram da campanha vitoriosa de Julio Cesar. Eles fazem a ponte entre o mundo da plebe e da nobrezam o que permite mostrar todos os aspectos da cultura e da vida de Roma.

A trama é bem amarrada. O seriado não poupa detalhes, seja nas cenas de sexo ou violência. A maquiagem e o figurino excelentes. Os atores estão à altura. Definitivamente é uma ótima fonte de inspiração para uma campanha focada no Imperio Romano.


2 comentários:

  1. Sem dúvida compartilho da sua opinião Druida!

    É uma série que vai ser referência por muito tempo, não só pelos atributos que vc destacou, mas também pelo cuidado histórico no qual o projeto de baseou.

    Muito interessante também como o roteiro "brinca" a todo momento com o que poderia ter acontecido se pequenas coisa não tivessem ocorrido.

    O limiar entre fato e ficção também tem um papel interessante nessa produção da HBO! Belo post, parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!