15° Quero Jogar RPG: Eu Fui!

Relato do que foi o 15º QJRPG (por José Bones)

Aproveitei para ir ao QJRPG que aconteceu no coreto do Parque Municipal, região central de BH e de fácil acesso. Ao contrário da Lagoa do Nado, situada próximo à Pampulha, onde o evento ocorreu nas suas últimas edições. Infelizmente, percebi, que num evento de RPG que só dura um dia, você tem que escolher: ou você vai para jogar RPG, ou vai para trocar uma ideia com a galera, se inteirar das novidades e comprar algum material. Escolhi a primeira opção.

Reuni um grupo para fazer um play-test do sistema que estou criando. Abundamo-nos no chão – o que foi bem desconfortável para mim, já que não havia mesas ou cadeiras – e comecei a explicar-lhes como o meu sistema funcionava. Para quem não sabe, estou criando um sistema de regras avançadas para o RPG Aventuras Fantásticas, um dos meus jogos favoritos.

Minha aventura era um dungeon crawl básico, só para testar a funcionalidade das regras. Acabamos não a terminando, já que o Parque Municipal fecha às seis horas e eu tinha chegado tarde. Eu confesso que a aventura não ficou grandes coisas, pois trabalhei até de madrugada na véspera e não tive tempo de me preparar direito para mestrar. No entanto, os Jogadores disseram que gostaram do jogo, pela sua simplicidade e pelo seu apelo Old School. Também levei alguns mapas de combate que criei, além de um punhado de miniaturas de papel. Muita gente achou interessante. Infelizmente não pude usá-las no jogo, pois o vento não dava trégua no coreto. Ao final do jogo, dei de brinde um Cthulhu Dice customizado para cada um dos meus Jogadores. Fiz os dados em papel, junto com o Paulo, que me ajudou a desenhá-los no computador, acompanhados de uma tradução da regra feita por mim, além de algumas variantes do jogo.

Cerca de 50 pessoas compareceram ao evento. Algumas figurinhas tarimbadas do RPG em BH como o Tio Nitro, do Blog do Tio Nitro, mestrou uma aventura de Old Dragon. O Igor Bone, do Blog MIB 1602 – FNORD! e um dos organizadores do evento, veio com o card game de humor Munchkin. O Renato, ou melhor, Tingol, nos prestigiou mais uma vez com o seu cos-play de Sacerdote Elfo.  Ele já foi tombado pelo patrimônio RPGístico de BH e está em todos os QJRPG. Quem não veio dessa vez foi o Éclisson, do Blog do Éclisson, com as suas miniaturas de D&D 4ª edição. Talvez faltem alguns nomes a serem citados, pois não tive muito tempo de interagir com as pessoas que foram ao evento, pelos motivos que citei acima.

Agora, aguardamos o próximo QJRPG. Onde será? A Lagoa do Nado tem a vantagem da infraestrutura. Ela dispõe de local fechado e, recentemente, de uma biblioteca de RPG criada pela Sétima Armada, onde o clube mantém vários tipos de jogos. Porém, o coreto do Parque Municipal tem a vantagem da acessibilidade. Muitos RPGistas belo-horizontinos precisam usar duas ou mais conduções para chegar na Lagoa do Nado, enquanto o Parque Municipal fica no coração de BH. Talvez, arrumando uma parceria com a administração do Parque, seja possível garantir uma infraestrutura melhor no próximo evento. O coreto dispõe de um porão que, talvez, também poderia ser usado. Nele são guardadas várias mesas e cadeiras de plástico, que seriam muito úteis. Seria preciso arrumar uma lona de uns dois metros de largura para cobrir o coreto, cortando o vento. Essas são algumas das sugestões para que o evento continue acontecendo no Parque Municipal.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É cambada! O 16º Quero Jogar RPG tá vindo ae!!! Ele vai ser na E.M. Modesta Cravo, q fica próximo da Av. José Cândido, d bem fácil acesso (quase do lado da minha casa hahaha). E além disso, o evento vai c junto com o Jedicon daqui d Belzonte. Pros blogueiros d BH: vá e divulgue pra galera do seu bairro. Isto é uma ordem!!! kkk Vlw.
    29 de julho de 2011 22:55

    Dia: vai c dia 13 de Agosto (sábado), de 10 às 18 hs.

    Endereço: Escola Municipal Profª Mª Modesta Cravo, na R. Dr. Júlio Otaviano Ferreira, 1085, Cidade Nova - BH (quase esquina com a Av. José Cândido da Silveira)
    29 de julho de 2011 22:59

    Mais informações e inscrições para os mestres no link abaixo:
    http://migre.me/5mZQd

    ResponderExcluir
  4. E pros blogueiros d BH, peço a colaboração pra uma pesquisa q estou realizando pra começar a traçar o perfil dos RPGistas daqui. Vou estar no 16° QJRPG entrevistando só algumas pessoas, já que a pesquisa é por amostragem. Essa pesquisa tem o objetivo d conhecer melhor os gostos dos nossos jogadores para oferecer materiais q + lhes agradem. Conto com a colaboração d vcs. Vlw.

    ResponderExcluir
  5. Pena que no 15 QJRPG não consegui participar... espero no 16º mestrar!

    Grande Abraço e valeu pela disposição e cobertura do evento José!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!