A saga do herói.

Turin mata Glaurung

Alguma vez você criou uma aventura que fosse à altura de “O Senhor dos Anéis” ou “Guerra nas Estrelas” e seu grupo, simplesmente, se negou a participar?


Ou então, o grupo acaba de ser esturricado por um dragão vermelho e sobre os sobreviventes recai uma grande maldição lançada por aquela besta ancestral. Para que a maldição seja retirada, os personagens deveriam enfrentar uma grande aventura proposta pela besta. Entretanto, o grupo se nega e irrita o dragão a ponto dele terminar de matar os personagens. A pior situação ainda, assim que o grupo deixa o covil do dragão eles sacam as suas espadas e se suicidam.

Essas e outras situações onde os jogadores se negam a participar de uma aventura muitas vezes dinamitam todo o planejamento do mestre. Aquelas armas mágicas jamais serão encontrados e tesouros permanecerão ocultos para sempre. Entretanto, o que levou seus jogadores a negarem a aventura?

A resposta é simples! Seus jogadores desconhecem que eles são os heróis da aventura. Desconhecem que a superação das dificuldades encontradas no caminho são o que transform um simples aventureiro em HERÓI.

Joseph Campbell nos mostra qual é o significado da palavra “Herói”. Todo mestre e jogador deveria conhecê-la a fundo para que as aventuras de RPG deixem de ser simples “matar e trucidar” para se transformarem em grandes “Odisseias”.

Com vocês, A Saga do Herói!


6 comentários:

  1. Um herói só recebe esse nome porque ele participa de uma aventura e transforma-se. O herói busca a aventura ou a aceita e vence os desafios!

    E para vocês, o que é um herói???????

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente contigo; um herói não deve nascer pronto, e sim ir sendo construído durante a campanha. E os heróis nascidos da necessidade são, em minha opinião, os mais interessantes.

    ResponderExcluir
  3. Odin, suas palavras me lembram Tolkien. Frodo, Sam, Pippin e Meriadoc não sabiam em que enrascada estavam se metendo quando se juntaram à Sociedade do Anel! Entretanto, mesmo depois de muito sofrimento, eles não desistiram. Viveram grandes aventuras e se forjaram heróis da Terra Média!

    ResponderExcluir
  4. Mto bacana! Realmente pré-requisito pra qualquer RPGista v esse vídeo. Me fez pensar não só no lugar do herói no mundo, com tb do vilão, q é o outro lado da moeda. Deveria haver algo parecido tb pra descrever a Queda dos Vilões. Eu axo q ambos vem da msm fonte. Como diz o Duas-Caras, ou vc morre como herói ou sobrevive pra c tornar um vilão.

    ResponderExcluir
  5. Que legal! Gostei do vídeo! Já tinha falado desse grande pesquisador nos Cavaleiros, mas foi bom ver esse vídeo, para enfatisar o que ele demonstrou como sendo herói.

    http://www.cavaleirosdasnoitesinsones.com.br/resenhas/a-jornada-do-heroi

    ResponderExcluir
  6. O video é muito bom! Realmente me fez ter uma outra amplitude da vida e das aventuras de RPG! Vale a pena assistir!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!