Dungeonist e Warehouse 23: mudanças no marketplace de RPG


Fechamento e mudança de rota

Por Filipe Lutalo

Manter uma loja virtual não é fácil. A mesma coisa é para as lojas virtuais que vendem materiais de RPG.


O mercado de livros cresceu em 2022. Conforme reportado pelo site Publishnews, no acumulado de janeiro até 6 de novembro de 2022 foram vendidos 47,65 milhões livros em geral, com um faturamento de R$ 2,06 bilhões. Isso representa um aumento de 4,06% nas vendas e 8,59% no faturamento comparado a 2021. Entretanto, no mudo do RPG as coisas não parecem que não foram tão boas.

O Dungenist, portal de venda de materiais de RPG anunciou o encerramento das atividades de marketplace no dia 30 de abril de 2023. Através da sua newslletter, a plataforma informou aos cadastrados que o processo para encerrar as atividades iniciou em 2022, mas foi postergado devido aos pedidos dos usuários. Entretanto, em 2023, o fim é inevitável.


O Dungeonist assumira o trabalho de editora e distribuidora de jogos físicos e digitais, focando principalmente em financiamentos coletivos. Pode ser uma boa saída para manter as receitas e se juntar a Galápagos, NewOrder, Jambô e outras editoras brasileiras.

Quem possui material na plataforma poderá efetuar os downloads até 30 de abril. Leandro Tavares comenta que “jogos que tenham sido adquirido nas plataformas antigas e que ficarem disponíveis na nova plataforma, serão adicionados gradualmente as respectivas contas”. Pelo visto, com a mudança de perfil da empresa, os cadastros dos usuários ainda serão mantidos.


Outro marketplace que anunciou mudanças foi o da Steve Jackson Games. Também via newslleter, a empresa anunciou que o Warehouse 23 mudou para o Shopify. A mudança se deu pela necessidade de modernização para funcionar melhor em dispositivos móveis, aceitar mais opções de pagamento e aprimorar a experiência de compra do consumidor.

Os usuários cadastrados na antiga plataforma poderão ativar as suas contas com o mesmo e-mail que utilizavam antes. Ao se registrarem no novo site com o mesmo e-mail, a conta será validada. A vantagem é que compras na plataforma antiga serão transferidas para a nova e os acessos aos PDFs ou outros arquivos digitais do Armazém 23 no passado serão mantidos. A transferência pode levar algumas semanas, o que é recomendável aos usuários que façam o download dos seus arquivos até que tudo se concretize.


***

O que achou da mudança do Dungeonist e do Warehouse 23? Deixe a sua opinião.


7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sobre o Dungeonist, eu olhava com desconfiança a quantidade de material infringindo uso de arte e marcas de terceiros e mesmo assim estava sendo comercializado na plataforma. De qualquer forma fica a expectativa de sucesso para a nova empreitada, mas um marketplace nacional é algo necessário para a RPGesfera brazuca, vamos torcer para que surja um novo projeto que supra essa demanda.

    Tenho alguns materiais comprados na Warehouse 23, vou baixar minhas compras e tratar de atualizar meu cadastro para a nova plataforma, obrigado pelo informe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o Dungeonist não possuía uma curadoria do material na sua plataforma. Espero mesmo que eles tenham sucesso na nova empreitada e que surja um marketplace nacional preocupado com a qualidade e a valorização dos artistas e escritores.

      Excluir
    2. Nossa, fui conferir o novo portal e me atrapalhei um pouco, pensei que tinha perdido a conta... Voltei aqui para reler a matéria e entendi que tinha que se recadastrar para o sistema puxar a conta antiga, hehehe. Mais uma vez, agradeço o informe aqui no blog!

      Excluir
    3. À disposição! Que bom que deu certo!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Tenho pouco conhecimento de como funciona o mercado americano. Acho que a ideia do Dungeonist é criar algo mais sólido e confiável.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!