Nem todo Personagem do Mestre precisa de Ficha

 

Mas, dê personalidade a eles

- por Filipe Lutalo

Dentre os inúmeros tipos de personagens que os Personagens dos Jogadores (PdJs) encontrarão, quais precisarão de uma planilha e como deixar realista, um personagem totalmente incidental?

O mestre do jogo nas aventuras de RPG é responsável por interpretar todos os personagens que os jogadores encontram. Concordamos, é um trabalho desnecessário fazer uma planilha de personagem para cada um deles. Entretanto, vez ou outra, é bom ter algo anotado para dar maior realismo aos Personagens do Mestre (PdMs), também chamados de NPCs (Non-Player Characters).


Aliados, dependentes e Inimigos

Esse grupo de PdMs precisa de uma ficha de personagem. O motivo é claro, eles acompanharão os PdJs na ação. Estão envolvidos nos combates e estarão, muitas vezes, arriscando a própria vida. Criar uma ficha para eles, permitirá ao mestre detalhar e acompanhar a evolução desse personagem. Essa evolução pode ser caracterizada pelos itens que eles encontrarão, pelos pontos de vida que eles perderão ao receber um golpe e até os pontos de experiência que eles receberão. Sim, esses personagens podem evoluir. Além disso, o mestre terá todas as características à mão para interpretar esse NPC tão convincentemente quanto um PdJ. Quanto melhor ele interpretar, melhor será a interação dos PdJ. Já imaginou aquele dependente com a desvantagem “Teimosia”? Ele seria um ótimo ganho para muitas situações interessantes.



Soldados, guerreiros bucha-de-canhão

Esse grupo também precisará de uma ficha, porém de forma resumida. Os principais parâmetros serão as de combate, os atributos principais e os pontos de vida. Eles entram no jogo para ser carne para combater apenas, porém, não são idiotas. Eles querem sobreviver e podem e devem dentro das possibilidades deles, serem perspicazes. Se os PdJs são muito fortes, eles podem desejar fugir, ou preparar uma armadilha para ganharem uma vantagem. Caso sejam capturados, o mestre precisará interpretá-lo, nesse momento, adicione algumas características para dar mais vida. Defina a aparência, talvez um traço de personalidade e interprete-o.


Personagens totalmente incidentais

São os taverneiros, garçons e garçonetes, vendedores, armeiros, moradores locais e toda a sorte de personagens que os jogadores encontram por um momento bem rápido. Alguns precisarão apenas de um nome e uma descrição: “Vocês encontraram um menino de rua, ele é baixo e parece que não toma banho a dias”. Outros podem ter alguns traços de personalidade marcante, como o anão armeiro que vende as melhores armas da cidade e que sempre os jogadores o procuram.

Esses personagens começam a ganhar uma certa importância na interação com os PdJs. Eles podem ter problemas que poderiam pedir aos PdJs para resolver. Eles não precisam de uma ficha, porém, você pode dar a eles uma descrição mais acurada. Dessa forma, os jogadores acharão que você realmente construiu uma ficha para ele. Anote apenas o que for essencial. Se ele for um comerciante e vez ou outra ser necessário barganhar contra ele, defina qual é o valor da perícia Comércio dele. Dê a ele uma ou duas características sociais e intérprete. É muito mais interessante negociar com um anão rabugento que sempre reclama da dor na perna amputada do que apenas responder os preços dos itens.


Dando cor aos personagens incidentais

Para dar cor a esses personagens, você pode criar tabelas aleatórias de personalidade. Nada complexo. Quando os PdJs encontrarem o PdM, faça algumas jogadas de dados, defina a personalidade aleatoriamente, anote (para futuras consultas) e interprete-o. Observe a tabela abaixo.


Você pode criar tabelas com quantas linhas desejar para aumentar as possibilidades de encontrar pessoas diferentes. Pode incluir a raça, o gênero e uma infinidade de características físicas, mentais e sociais, objetos pessoas, o que desejar. Afinal, a realidade é diversa e o mundo do jogo pode refletir essa diversidade.






2 comentários:

  1. Muito boa matéria Filipe! Eu costumo chamar esses npcs sem ficha de 'intocáveis', já que os jogadores não podem influenciar eles através da mecânica do jogo, mas apenas nabase da iinteração. Bons exemplos de intocáveis são os antediluvianos de Vampiro e o Saqueador de Charadas de Aventuras Fantásticas. É preciso muita astúcia pra conseguir dobrar eles, e é justamente o que os faz tão interessantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, José. Nesse caso, os NPCs sem ficha são mais mundanos.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!