A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

Mistério e Horror

por Filipe Lutalo

“Em 1799, uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane (Johnny Depp), um excêntrico e determinado oficial de polícia com um jeito avant-garde de solucionar crimes. Os métodos investigativos de Ichabod serão postos à prova neste caso, que envolve um ser sobrenatural que pode ser o causador de todos os crimes.” (fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-22345/)

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeças, foi dirigido por Tim Burton e estrelado por Johnny Depp, Christina Ricci, Christopher Walken. São 105 min de suspense, fantasia e terror. 

O filme se passa nos Estados Unidos no ano de 1799. Inicia-se com a assinatura de um testamento. Em seguida, entramos na ação, onde o duas pessoas são assassinadas por decaptação. 

Ichabod Crane, policial nova-iorquino, então de signado para desvendar o caso chega a Sleepy Hollow e se depara com a aparição no curso das suas investigações. Será que ele conseguirá desvendar o mistério? 

A obra apresenta alguns elementos característicos do gênero de horror que podem ser aproveitados nas histórias de Call of Cthulhu, Rastros de Cthulhu e GURPS HORROR


O primeiro elemento é o isolamento. O vilarejo de Sleepy Hollow está longe de qualquer lugar onde ajuda poderia ser obtida. A única esperança dos cidadãos está nas mãos de Ichabod. O segundo elemento é o suspense. A história é contada em um ritmo que captura o expectador. Os jogos de cena criam uma tensão na medida certa. O terceiro elemento é o clima, a névoa, as cenas noturnas contribuem para deixar a história assustadora. 

Tim Burton revela a figura sobrenatural do cavaleiro próximo da metade do filme. É o momento que o filme afasta-se do horror e aproxima-se da fantasia. Agora, Ichabod ciente da natureza não-humana do cavaleiro precisa detê-lo. 

Engana-se quem acredita que o filme perde o sabor. Muito mistério cerca ainda toda a história que terá um desfecho bem convincente.

O figurino de e a música composta por Danny Elfman são dois outros elementos que devo destacar. Trazem todos para dentro do clima. Além disso, a história da vida de Ichabod e Katrina Van Tassel dão mais profundidade aos personagens. 

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça é um ótimo filme para quem deseja observar como os elementos clima, suspense e isolamento podem unir o gênero do horror e da fantasia para formar uma história cativante, assustadora e cheia de mistérios.




11 comentários:

  1. Ficou muito boa a resenha, vou até pegar o filme pra assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, obrigado. O enredo do filme ou uma adaptação do conto pode gerar uma One Shoot para o dia das bruxas.

      Excluir
  2. Grande clássico, já assisti várias vezes, tem muita coisa legal que pode ser utilizada em uma narrativa de RPG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walison, imaginei isso. Será que os personagens conseguiriam evitar que o cavaleiro sem cabeças cumprisse a sua aterrorizante missão?

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um clássico. Tão assustador quanto Sweeney Todd, também do Tim Burton.

      Excluir
    2. Irei conferir. Já dei uma olhada no Trailer e me agradou. Obrigado pelo comentário

      Excluir
  4. Já assisti anos atrás mas essa resenha me deu vontade de assistir novamente. Texto excelente!

    ResponderExcluir
  5. Excelentes dicas Filipe! Isolamento realmente ajuda a criar um clima tenso, seja numa história de horror ou msm explorando uma dungeon. Sem contar esse filme é um clássico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, José! Se os personagens podem facilmente deixar o local ou pedir ajuda, o medo pode ser superado.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!