Old School – Parte II


Mestres e Jogadores (por F.L.Dias)

São os mestres e jogadores de RPG que criam em conjunto a aventura. No jogo Old School (OS), cada um contribui para que a sessão de RPG se torne realmente divertida.

O mestre tem o papel de narrar e descrever para os jogadores o cenário. Escutar quais são as ações dos PJs e decidir as chances de ele ser bem sucedido. Quando necessário, ele pedirá para fazer uma jogada de dados. Nesse ponto de vista, o mestre New School e Old School se parece. Entretanto, é na narrativa que o mestre OS faz a diferença.  Ele simplesmente não aplica as regras; ele narra as ações dos personagens. Transforma uma jogada de dados em algo concreto. Quando o jogador diz que seu personagem se escondeu atrás de um barril no covil dos orcs e falha, ele narra: “Você entrou atrás do barril, tentando se esconder, mas pisou no rabo de um rato que guinchou alertando os orcs”. Aquele rato não estava lá, mas a falha ou o sucesso na jogada de dados fez um sentido no mundo do jogo.

Os jogadores, por sua vez, contribuem com a narrativa. O jogador OS não joga os dados levianamente. Ele descreve as ações de seu personagem deixando claro o que faria naquela situação. O Jogador OS não usa dados para resolver um enigma. Ele pensa a respeito e responde a charada. Se ele deseja verificar se na sala tem uma passagem secreta ele não dirá: “Vou fazer um teste de Arquitetura no mausoléu para detectar uma passagem secreta”. Ele interpreta a cena e diz: “Investigarei a entrada do mausoléu. Apertei os olhos da estátua para ver se existe algum mecanismo escondido”.

No caso acima, se o mestre decidiu que para abrir a porta secreta era necessário apertar os dois olhos da estátua, o jogador a encontrou automaticamente, sem a necessidade de jogar dados. Mestre e jogador utilizam o bom senso. A narrativa e ações dos jogadores ganham substância e a aventura fica mais divertida.

11 comentários:

  1. Me desculpe cara, mas sinceramente, acho que isso tem mais a ver com "Bom Senso" ou "Nexo" do que ser Old ou não New.

    Jogadores e Narradores apelões e sem sentido, onde tudo gira em rolagens de dado sempre exisitiram e sempre vão existir.

    Ou seja, a briga deveria ser entre "Narrativistas e Gamistas" e não entre Old e New, pois ista denominação subtende-se que o Antigo era narrativista e o Novo é Gamistas, sendo que este estilos são determinados pelo narrador e jogadores.

    Por exemplo, muitos dizem que o Vampiro A Mascara é Old School, porem, de acordo com o que vejo, nunca poderiam estar mais errados, pois ele possui mais teste que o Requiem, existe mais foco nas regras que na narrativa e o nível de poder extrapola o conceito "old" da coisa.

    Seu texto é otimo, mas para mim, muito confudem "Estilo DO Jogo" com "Estilo DE JOGO", assim como muitos não diferenciam Sistema de Cenário!

    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Os jogos de RPG mais lotados de regras surgiram na primeira década do RPG, e eles são considerados Old school. Não tem problema como eles eram cheios de regras, os jogadores apenas não tinha aprendido o significado de apelação cmo aprenderam em massa na "Era D20". Acho a iniciativa de Old School no Brasil muito legal mesmo, mas espero que todos não fiquem confundindo isso com algo haver com sistema de regras porque isso é apenas um estilo de jogo onde o jogador e o mestre querem envolver seus personagens no mundo do jogo como se fossem eles mesmo que vivem lá. O Old School é olhar seus personagens com outros olhos, com olhar e imaginação de uma criança em um mundo maravilhoso de imaginação onde você pode conhecer centenas de lugares novos, conversar com pessoas exóticas de terras distantes e ser um heroi lendário.

    ResponderExcluir
  3. eu achei que o artigo ficou muito bom .
    pra mim o melhor jeito de jogar é o old school .
    pois ele realmente vai como está no nome rpg :
    jogo de INTERPRETAÇÃO DE PAPEIS .
    nele os jogadores e mestrar viajam muito mais na imaginação do que se ficassem fazendo rolamentos e rolamentos de dados .

    ResponderExcluir
  4. Esse debate está bastante interessante! Na visão do RafaelKain, o termo "Old School" realmente perde o sentido quando levamos para o lado da narração.

    Se o modo de jogar é o fator mais importante no movimento OS, poderíamos dizer que não existem sistemas OS, mas jogadores OS?

    Fnord!

    ResponderExcluir
  5. Eu msm tive uma experiência OS com o D&D 4a ed. C num fosse comigo eu nunca acreditaria! Era uma aventura q eu joguei no 8o QJRPG, onde o Mestre ia narrando a história em fragmentos, e os Players iam preenchendo as lacunas através de flashbacks. É lógico q alguns sistemas e cenários privilegiam o estilo OS, + concordo com o Druida q OS são antes d td os jogadores.

    ResponderExcluir
  6. Tb axo importante expor o meu ver nesse debate OS X NS: há uma enorme diferença entre "gamer" e NS. O gamer, ou tb conhecido como Advogado das Regras, pode ou não ter um senso crítico e interpretativo + apurado, o q determina c ele é OS ou NS, e não o seu apego pelas regras. No caso do NS, esta é a sua "muleta", por assim dizer, pois permite uma maior sobrevivência do seu PC, usando a regra pra fazer personagens + poderosos. No caso do OS, esta é uma peculiaridade do jogador, tais como c simpatiza + por combatentes, ou por magos, gosta + d drama, etc. C o Mestre tb for OS, ele deve "frear" esta tendência gamer apenas qdo ela c tornar um estorvo para o jogo.

    ResponderExcluir
  7. E pra terminar, eu gostaria mto q um Player realmente NS viesse debater no bolg (ou em outro blog) pra defender seu ponto d vista. Nunca vi alguém q c assumisse New School, apesar d conhecer vários jogadores NS. Então fica ae o convite, vamos ser bonzinhos com vcs. Senão este debate estaria meio incompleto na minha opnião.

    ResponderExcluir
  8. José, na verdade nunca vi um jogador que assumisse ser NS. Acaba que New School e Old School são rótulos, e na minha opinião um market bom para os RPGs.

    Estendo o seu convite também! Seria interessante ouvir o ponto de vista de quem se considera New School!

    ResponderExcluir
  9. Não sou jogador, mas mestro D&D 3.5 (meu sistema preferido) e já mestrei D&D 4ª Edição, embora a proposta não tenha me agradado muito.

    Se servir de alguma coisa, ai vão minhas opiniões:

    “Vou fazer um teste de Arquitetura no mausoléu para detectar uma passagem secreta”.
    Sinceramente, nunca vi alguém jogar assim. Nas minhas mesas, os jogadores descrevem o que vão fazer e eu determino se uma jogada é necessária ou não e se for, qual a jogada a ser realizada. Os jogadores são proibidos de rolar os dados sem a minha permissão.

    Na hora do combate, quando um personagem ataca, por exemplo, ele realiza a jogada e calcula o dano e eu, depois de dizer o que aconteceu com o alvo, peço para que o jogador descreva a ação, com base nos resultados.

    Sobre interpretar: pra mim, interpretar significa agir como o personagem agiria naquela situação. Portanto, se o guerreiro atacaria o orc com sua espada, não vejo nada de errado no jogador dizer que ataca o orc com sua espada.

    Sobre as regras: numa comparação com a 1ª/2ª Edição e a 3.x/4ª Edição do D&D: eu gosto das regras das novas edições simplesmente porque elas são são melhores que as regras das edições antigas. Convenhamos, as jogadas de ataque e os testes de resistência do D&D 3.5 são muito mais simples, abrangentes e refinadas que as horríveis jogadas de proteção e regras de THAC0 do AD&D. Acho que é por isso que um jogador new school gosta tanto das regras, porque elas são mais simples e atraentes.

    "Quando o jogador diz que seu personagem se escondeu atrás de um barril no covil dos orcs e falha, ele (o Mestre) narra: “Você entrou atrás do barril, tentando se esconder, mas pisou no rabo de um rato que guinchou alertando os orcs”. Aquele rato não estava lá, mas a falha ou o sucesso na jogada de dados fez um sentido no mundo do jogo."

    Essa é a minha maneira de mestrar. As jogadas de dados são necessárias apenas quando o sucesso ou falha na jogada traria alguma consequência relevante.

    Na verdade, não sou nem Old nem New School. Estou mais para "Cagando e Andando School" Hehehe! E se alguém quiser conhecer minha maneira de mestrar, basta conferir meus diários de campanha (em resenha e podcast) aqui: http://blogdomestrewalla.blogspot.com
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  10. Sábias palavras mestre. Vou tentar usar suas dicas na minha campanha.

    ResponderExcluir
  11. Estamos aqui pra isso. Hehehe.
    Ah, sobre a parceiria, eu mandei um e-mail em resposta, só não sei se chegou...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!