Old School - Parte I

A palavra da moda!(por F.L.Dias)

Há algum tempo, acompanho o debate na blogosfera sobre o que é RPG Old School. O fórum no Orkut, na comunidade AD&D Advanced Dungeons Dragons, e o ebook “A Quick Primer OldSchoolGaming” de Finch,trás os conceitos e exemplos do verdadeiro jogo O.S.

Literalmente, Old School significa a velha escola. Mas o que seria a velha escola do RPG? Relembremos os primeiros sistemas. As regras mais detalhadas eram as de combate, que no máximo definiam como acertar um golpe e qual a quantidade de dano sofrido. Grande parte das ações era decidida pelo mestre, que utilizava o bom senso e se necessário recorria aos dados.

Atualmente, os sistemas de RPG evoluíram, mas o modo O.S. de se jogar está nas mãos dos mestres e jogadores. O.S. não é o sistema de regras, mas o modo como se joga. A ênfase do jogo está no Roleplaying; as regras são apenas ferramentas. Os jogadores são exploradores no cenário de jogo. Os equipamentos mais importantes não são a armadura e as armas. O mais importante é um cajado de 2 metros, pois é com ele que você verifica buracos escuros, certifica se o piso está seguro ou se existe alguma armadilha à frente.

Os jogadores tem o papel de descreverem exatamente o que seus personagens fazeme como realizavam as ações. O ladrão, quando procura por uma armadilha, não diz: “Vou fazer um teste de Armadilha para ver se existe uma na porta”. Ao contrário, ele descreve como está procurando a armadilha: “Peguei a vara de 2 metros e estou batendo ela no chão em frente a porta para ver se ele está firme. Vou me aproximar da porta e com a vara de 2 metros vou empurrá-la”.

As regras passam a ser referência. Elas deixam de conduzir o jogo. Quem conduz é o conhecimento e a visualização do cenário pelos jogadores e mestres. As sessões deixam de ter infinitos lançamentos de dados e se tornam uma história criada pelas ações dos jogadores.

15 comentários:

  1. Ai Galera, preparem-se para a proxima postagem, mais Old School que nunca! Aguardem pelas proximas dicas Old School!

    ResponderExcluir
  2. Ah próposito, qual seu estilo de jogo favorito? Votem na enquete!

    ResponderExcluir
  3. O "Old School Style" me atrai mais, pelo fato de ser mais fluído, mas caímos naquela questão: a diferença entre veneno e antídoto está na dose.... Se a coisa ficar 100% solta podem rolar alguns desentendimentos....

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Eduardo, nem tanto ao céu e nem tanto a terra! Se as regras evoluiram foi porque teve a necessidade! Vendo o sucesso que D&D 4 ed, GURPS, dentre outros muitos sistemas fizeram, as regras se tornaram importantes. Mas como todos os sistemas frizam, a regra é so uma ferramenta! Ela é o meio, não o fim!

    ResponderExcluir
  5. Já pode entrar pra guilda de blogueiros old school com essa postagem, rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. os exemplos vieram do “A Quick Primer OldSchoolGaming”, não foi? ;P

    ResponderExcluir
  7. Erick, acredito que de todos os textos que encontrei, essa é uma ótima referência! Nunca imaginei que um simples bastão de 2,5 metros seria um item indispensável!

    ResponderExcluir
  8. O Druida disse que todos os sistemas frizam que a regra é só uma ferramenta. Antes fosse, caro Druida. Até onde sei, só o D&D Clássico e o AD&D é que deixam claro que as regras são secundárias. Por exemplo, em nenhum livro do D&D 4ª edição isso é dito. Na verdade eles orientam que um dos papéis do mestre seja o de aplicar as regras corretamente... Mas pra resolver isso é só fingir que não leu...rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Nestor, basta imaginarmos que lemos... rsrsrsrsrsrsrs!

    ResponderExcluir
  10. Bom post Druida. Bem bacana, e viva o old school hehe

    ResponderExcluir
  11. Uma coisa tb q faz os jogadores se tornarem O.S. por livre e espontânea pressão é levar a eles um novo sistema. Observei isso ao acaso na minha campanha. Já q ninguém conhece direito o sistema (pq eu é q criei, baseado no Aventuras Fantásticas), eles descrevem mto + as suas ações e mtas vzs eu é q devo indicar qual a característica a ser testada. + esse processo depende totalmente da boa vontade do grupo d sair dos msms jogos ou cenários.

    ResponderExcluir
  12. bom post cara, legal mesmo eu mesmo estava bem em dúvida sobre o que significava o termo old school no rpg, achava que era pra identificar jogadores veteranos ou algo assim, valeu

    ResponderExcluir
  13. Rodolfo, eu tinha a mesma dúvida que você! Entretanto percebi que, em outros blogs, a discussão sempre era levada para o lado de como jogar.

    As vezes o sistema pode influenciar, mas são os mestres e jogadores que determinam como é o seu jogo e sua diversão.

    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  14. Gostei do post. Conseguiu explicar o quê é old school sem apelar para ofensas ou linguagem depreciativa, como já vi em outros blogs. Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Mestre Walla, obrigado pela participação! A idéia é discutir os assuntos sem preconceito! Na verdade, quem faz o blog, são vocês leitores e blogueiros!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!