Golpe de Estado - Lançamento

Versão para Download
- por José Noce

Com muito orgulho, venho apresentar a vocês o primeiro rebento da Macunaíma Games: Golpe de Estado – Um Jogo deTabuleiro Subversivo. O jogo se passa numa nação à beira do colapso. De um lado, o povo tem fome e medo. É assolado por todo tipo de calamidades. Do outro, uma minúscula elite no poder lucra com a miséria crescente imposta à maioria da população. O clima de revolta é cada vez maior entre as massas. Em meio a esse caos, cada jogador representa um grupo subversivo que pretende derrubar o atual estado decadente e subir ao poder. Seja para reformar o estado, impor o socialismo, o nazismo, uma teocracia ou até mesmo para serem eles a faturarem com o sangramento da nação. Não importa qual é o objetivo de cada grupo. O importante é que todos eles têm em comum o modo de alcançar suas metas. Eles devem se infiltrar nas Estruturas que são a base das três Esferas de Poder do EstadoMilitar, Econômica e Política – para nelas conseguirem Aliados e Contatos simpáticos à sua causa. Angariando, assim, poder para suplantar seus rivais e dar um Golpe de Estado. Porém, uma tentativa frustrada de golpe pode ter um desfecho desastroso...

O jogo é feito para três a seis jogadores. Eles se alternam em Turnos aonde os jogadores baixam Cartas de Contatos – das cores verde, amarela e azul – para obterem os seus Aliados, além de Cartas Especiais – da cor branca – que representam eventos que interferem no andamento do jogo. É possível também “traficar influência”, tentando recomprar as cartas que foram baixadas pelos outros jogadores. Por isso, todo cuidado é pouco ao baixar suas cartas, e várias estratégias são formadas a partir daí. Os jogadores devem Consolidar o seu Poder nas três Esferas, pois este é um pré-requisito para se tentar dar um Golpe de Estado. Caso o golpe tenha êxito, o jogador vence o jogo. Porém, se o golpe falhar ele sai do jogo, como se fosse completamente rechaçado pelos seus rivais. Ainda há a hipótese de uma disputa muito longa desencadear uma Guerra Civil!

Como muitos já devem saber, pretendo lançar o Golpe de Estado através de uma campanha de financiamento coletivo. E para que vocês o conheçam melhor, estou disponibilizando uma versão print & play para download. Apesar da mecânica do jogo estar 99% concluída, esta versão é um mero protótipo. Por isso, o seu layout ainda é um tanto quanto rudimentar e com certeza será aprimorado na versão final. Mesmo assim, já dá algumas amostras do que eu pretendo desenvolver. Um jogo crítico e polêmico, que inspira as pessoas a refletirem sobre a nossa sociedade e com um humor tão ácido que faria um Alien ter uma azia!

Agora alguns de vocês devem estar se perguntando: “Se você já disponibilizou o jogo para download, por que eu iria querer comprá-lo?” Muito simples. Por uma pequena diferença do preço que vocês gastariam com uma impressão razoável, eu lhes ofereço uma versão finamente acabada. Produzida com material mais resistente, melhor diagramada e ilustrada, e com uma bela embalagem para conter tudo isso. Portanto, a versão print & play tem a função mais de apresentação do Golpe de Estado. O que não impede os mais entusiastas de imprimirem-na para divulgação do jogo, playtests, resenhas, views de gameplay no You Tube, etc.

Não percam as próximas postagens. Iremos dar mais detalhes sobre a campanha de financiamento. Além das expansões que também serão lançadas para o Golpe de Estado.


Baixe aqui o seu print & play de Golpede Estado – Um Jogo de Tabuleiro Subversivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário