tag:blogger.com,1999:blog-5085415319576733868.post3344247147266050869..comments2024-03-03T20:54:33.530-03:00Comments on RPGames Brasil: Combate tático é chato?Filipe Lutalohttp://www.blogger.com/profile/11401562339126619863noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-5085415319576733868.post-63522452434945725902021-08-20T21:10:30.586-03:002021-08-20T21:10:30.586-03:00José, essa é a ideia. Aumentar a jogabilidade e as...José, essa é a ideia. Aumentar a jogabilidade e as opções. Valorizar a interpretação e a criatividade mesmo no combate.Filipe Lutalohttps://www.blogger.com/profile/11401562339126619863noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5085415319576733868.post-45895675004629558302021-08-20T21:00:49.505-03:002021-08-20T21:00:49.505-03:00José é uma forma interessante de deixar mais aleat...José é uma forma interessante de deixar mais aleatório o jogo.Filipe Lutalohttps://www.blogger.com/profile/11401562339126619863noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5085415319576733868.post-33872322646203478562021-08-20T06:03:53.491-03:002021-08-20T06:03:53.491-03:00Eu atualmente estou preferindo jogos mais minimali...Eu atualmente estou preferindo jogos mais minimalistas, mas ainda assim gosto mto de usar miniaturas e grids pra facilitar a visualização. <br /><br />Achei mto interessantes as suas dicas Filipe. Vc transcreve pra jogos mais crunch os principios do "Combate Fu" e do "Jogue com o mundo, não com as regras" presentes nos jogos OSR. José Nocehttps://www.blogger.com/profile/07621290810148537213noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5085415319576733868.post-42435868019595106122021-08-20T05:58:01.665-03:002021-08-20T05:58:01.665-03:00Na hora de inserir elementos sugeridos pelos jogad...Na hora de inserir elementos sugeridos pelos jogadores, gosto mto de usar os famosos oráculos. Eles ajudam a definir os elementos em si além da intensidade. Como por exemplo tabelas do tipo "sim", "não", "sim, mas", "não, mas", "sim, e", "não, <br />e". Isso dá mais justeza ao meu ver, já que assim não impera um lado sobre o outro.José Nocehttps://www.blogger.com/profile/07621290810148537213noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5085415319576733868.post-5146189842075634582021-08-19T12:51:44.069-03:002021-08-19T12:51:44.069-03:00Henrique, obrigado pelo comentário. Infelizmente, ...Henrique, obrigado pelo comentário. Infelizmente, eles não conseguiram mover as torres. Quando faltava uma torre, o dragão chegou e eles desistiram do planejamento para um combate simples. Foram fumegados com muitas baforadas.Filipe Lutalohttps://www.blogger.com/profile/11401562339126619863noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5085415319576733868.post-67583941432588600122021-08-19T12:49:44.469-03:002021-08-19T12:49:44.469-03:00Walison, obrigado pelo comentário. Sim, você tem t...Walison, obrigado pelo comentário. Sim, você tem toda a razão. Os jogadores tem a liberdade de inserir todo e qualquer objeto no cenário, mesmo que o mestre não tenha dito, mas seja plausível. No cenário de uma vila, há vários baldes, caixas, barris. Numa árvore pode ter uma colmeia de abelhas que poderia ser usada de forma muito criativa. Filipe Lutalohttps://www.blogger.com/profile/11401562339126619863noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5085415319576733868.post-34329666760127298172021-08-18T17:49:46.532-03:002021-08-18T17:49:46.532-03:00Combates são uma ótima fonte de diversão no RPG, e...Combates são uma ótima fonte de diversão no RPG, e seguindo estas dicas acredito que a experiência ficará melhor ainda nas mesas! Gostei em especial dos casos do dragão com as torres e do gigante (acredito que os heróis conseguiram mover as torres e fugir antes que o dragão os derrotassem). Mestre Henrique Costahttps://www.blogger.com/profile/07049303126541226453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5085415319576733868.post-52506205226406076252021-08-17T18:29:00.725-03:002021-08-17T18:29:00.725-03:00Excelente matéria Filipe, são dicas valiosas, o pr...Excelente matéria Filipe, são dicas valiosas, o próprio título deixa claro isso, se não soubermos dar vida e sentindo aos combates eles podem ruir toda uma narrativa. Trabalhar com elementos extras nas cenas de combate, e dando a chance de todos atuarem mesmo não sendo personagens combatentes traz toda uma importância e até diversão. E claro não limitar apenas o que está sendo visto ali nos tabuleiros, deixe também que os jogadores insiram elementos que possam trazer novas abordagens.Walison Jorgehttps://www.blogger.com/profile/07218803412493363474noreply@blogger.com