As Crônicas de Gelo e Fogo – A Tormenta de Espadas

O Livro Versus a Série - Parte II
por José Noce

O segundo fato relevante sobre o terceiro livro é como a trama começa a tecer indiretamente a história dos personagens. Finalmente são revelados fatos como os pecados que Eddard Stark carregava com tanto pesar ou quem matou Jon Arryn, entre outros. O autor leva estes conhecimentos ao leitor mesmo que os personagens mais interessados nunca cheguem a encontrar tais respostas ou até que os citados já estejam há muito tempo mortos. E assim, várias perguntas vão sendo respondidas quando o leitor menos espera. Além disso, o terceiro livro é feitos de encontros indiretos de pessoas que há muito não se vêem, mas que acabam encontrando com conhecidos de amigos ou irmãos e recebem notícias fragmentadas sobre eles.

Interessante é que, finalmente, no fim do terceiro livro as coisas acontecem mais ou menos como a maioria das pessoas gostaria que elas fossem. Ao invés de nos surpreendermos com mortes inesperadas de personagens que gostamos, o autor nos dá aquilo que há muito tempo gostaríamos de ver, mas de uma forma bem melhor do que a encomenda! O Tyrion matando o pai, depois de tantos anos de humilhação, é só um desses desenlaces. O livro narrar de uma maneira muito mais intensa do que a pieguice da série. Mais coisas acontecem de forma surpreendente, só que melhor que na série!

Para terminar este post, uma má notícia e uma boa para os leitores que talvez ainda não estejam inteirados sobre o assunto. A má notícia é a Senhora Coração de Pedra não irá aparecer na quinta temporada, segundo boatos. A vingança vai ter que esperar – só quem leu os livros entenderá! A boa notícia é que finalmente George R. R. Martin deu por acabado o sexto tomo da coletânea, Ventos de Inverno. Ele já está nas mãos dos editores e em breve deve ser lançado no mercado. Agora é esperar ansiosamente, pelo sexto livro e pela quinta temporada!

3 comentários:

  1. Zé, teve spoiler até falar chega! A galera que não leu o livro deve estar chateada. No mais, impossível a serie conseguir superar o livro. O tipo de midia limita.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que é mais a tônica que a HBO está dando pra série que limita. Ela tem o potencial pra fazer um trabalho fodástico, mas prefere apelação pra garantir audiência.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!