GURPS Dungeon Fantasy I

Adventurers
(por Filipe Dias)


Esse é o primeiro suplemento da serie Gurps Dungeon Fantasy  que prepara mestre e jogadores para enfrentar uma dungeon crawl. Escrito por Sean Punch, suas 31 páginas focam nos aventureiros.

O primeiro capítulo, Dungeon Fantasy Template, descreve 11 modelos de personagens que são comuns e mais adequados para uma dungeon. Os jogadores podem escolher entre: Barbarian, Bard, Cleric, Druid, Holy Warrior, Knight, Martial Artist, Scout, Swashbuckler, Thief e Wizard. Nada de parcos 125 pontos. A campanha nesse gênero inicia-se com 250 pontos de personagem. Isso porque, os personagens precisam de habilidades altas para sobreviverem na dungeon.

O capítulo 2, DUNGEON DELVERS’CHEAT SHEET, foca na discussão das vantagens, desvantagens e perícias que mais se aplicam ao estilo. Como o negócio aqui é ação, coisas como Meteorologia deveria ser deixada de lado e dar ênfase para a Sobrevivência (Florestas, Montanhas etc.).

Spell, é o capítulo 3 e debate as magias próprias para magos, clérigos e druidas. Ele estabelece os perímetros e como que magos, druida e clérigos aprendem e desenvolve a  suas magias, bem no estilo dos primeiros jogos de fantasia, como o Dungeon & Dragons.

Alguns personagens não conseguem fazer magias, mas possuem poderes especiais. Nesse capítulo, Powers, os jogadores encontrarão uma lista de poderes que ajudaram a individualizar algumas classes de personagens.

Gear, capítulo 5. Um dos mais interessantes. Ele trata de todas os equipamentos que os personagens podem necessitar e ainda individualiza os equipamentos construídos por elfos e anões. Um excelente capítulo que pode ser adaptado para o GURPS BANESTORM. Além disso, traz itens mágicos mais comuns que são encontrados nas dungeons. 

Imprima as fichas, crie seus personagens e preparem-se para o hack’in slash. Você está pronto para explorar o GURPS Dungeon 2 – Dungeons.

8 comentários:

  1. Pelas minhas barbas!!! 250 pontos!!!

    Gostei bastante dos arquétipos de da premissa do suplemento. Um ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Sou mais adepto do low fantasy, mas de vez em quando vale a pena jogar algo diferente.

    ResponderExcluir
  3. Me deu vontade de ler até. Principalmente esse detalhe dos equipamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que achei mais interessante. Sinto falta dessa diferenciação de itens nos jogos de fantasy.

      Excluir
  4. A série Dungeon Fantasy é muito legal, com os 2 ou 3 primeiros volumes já tem muito conteúdo que facilita campanhas Hack and Slash. E com alguns ajustes e um grupo legal dá pra fazer uns jogos mais profundos sem perder a pegada do dungeon crawl.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Obrigado Any. Realmente é muito legal esse suplemento.

      Excluir