Grid de combate

Mapas mais limpos
(por Filipe Dias)

Essencial em todo combate tático de RPG, os grids ou mapas de batalhas permitem aos jogadores e ao mestre visualizar e simular o combate. Os mais comuns são os quadriculados e os hexagonais. O gosto fica por conta do freguês.

Já, na vida real, não existe linhas quadráticas ou hexagonais para definir onde cada personagem está. A existência delas acaba poluindo o tabuleiro. Como alternativa, o mestre pode adotar padrões de grids que não possuem as linhas, mas só os vértices da área. Isso dá um efeito mais limpo para o mapa de batalha e deixa o tabuleiro mais real.

Separamos para vocês um grid hexagonal com os vértices destacados. Baixe aqui e boa sorte nos combates.



5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. O grid dá uma facilitada boa. Imagine só toda hora ter de pegar uma régua ou coisa assim, ia ficar muito irritante.

    Essa dos vértices seria como? É tipo um mapa pontilhado?

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    1. Apenas os vertices, como em alguns grids de d&d que usam cruz... Mas me deu uma grande ideia - Fazer pontilhado.

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  3. De que software é este screenshot da matéria?? Sabes me dizer se existe algum simulador de combate para rpg (gurps se possivel), em que eu possa aposentar minhas miniaturas?

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    1. Francisco Nanni. Essa fotinha é do Diciples III que usa plataforma de hexagonos para simular os combates. Quanto um simulador para GURPS, não conheço nenhum.

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