Talisman, 4ª Edição


Aventura e alta magia
(por Filipe Dias)


Nesse tempo que fiquei longe do RPG, aproveitei para conhecer outros jogos. Um deles é o Talisman, desenvolvido por John Goodenough, Robert (Bob) Harris, da Wargames.

Em um mundo de fantasia medieval, vários heróis embarcam em um perigosa missão pelo poder absoluto do reino, a “Coroa de Comando”. Ao obtê-la, o herói ou vilão está a um passo de se tornar o rei e definir a sorte dos outros concorrentes.

Heróis e vilões é uma forma de dizer. Para cada jogador, sorteia-se um personagem que possui características próprias como habilidades especiais, pontos de vida, força, sabedoria, e alinhamento. Assim, dentre os 14 personagens, você poderá jogar com personagens “Bons”, “Neutros” ou “Maus”.

A dinâmica do jogo é simples. Através de roladas de dados, os jogadores movem seus personagens pelo tabuleiro e a medida que vão interagindo com os eventos definidos pelas casas e as “cartas de aventuras” enfrentam criaturas, armadilhas ou tem a sorte de encontrar um Talisman. O objectivo é conquistar a “Coroa de Comando”, mas o jogo não acaba tão fácil assim, por outro jogador pode contestar a sua autoridade.

O jogo ainda possui um sistema que permite aos jogadores adquirirem equipamentos para os personagens e os deixá-los mais preparados para os perigos. Mas não pense que as coisas são tão fáceis, pois você pode ser amaldiçoado e acabar se transformando em um sapo.

Enfim, Talisman é um jogo versátil, que apresenta muitas estratégias para ganhar e horas de diversão. 

2 comentários:

  1. Talisman é fino. Não tem a msm emção d uma partida d RPG, + tb num fica mto pra trás. E a gd vantagem dos board games em comparação ao RPG é q quem vai, joga. Nada d t pouca gente ou d faltar aquele jogador q por acaso é uma peça chave pra aventura.

    Uma boa tb seria falar sobres as expansões para Talisman. Elas inserem novas regras, personagens, mapas, etc. Tornando o jogo ainda + divertido, c não forem usadas com exagero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, os posts sobre as expansões de Talismã estão na lista! ;)

      Você tem razão, com board games não precisa de manter a constância de jogadores. Quem estiver no dia, joga e se diverte.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!