Eu, escritor!


Minha campanha virou um livro
(por Filipe Dias)

“Nossa campanha de RPG chegou ao fim. Personagens épicos, enredo envolvente e no final meus amigos falaram que foi a melhor aventura de suas vidas. Não resisti, compilei todos os diários de campanha e transformei em um livro de quase 1000 páginas. Será que um dia conseguirei publicá-lo?”

Margareth Weis e Tracy Hickman trilharam esse caminho. Jogaram RPG e suas campanhas viraram a triologia de Dragonlance e, foram publicadas. Nada impede que mestres e jogadores sigam os passos dos dois, mas às vezes, bate as duvidas de como fazer ou se alguma editora daria crédito para a obra.

Todo escritor precisa de um currículo. É difícil conseguir um emprego sem experiência, mas onde os escritores conseguem o seu renome? A resposta é simples, são os “Concursos Literários”.

Esses concursos acontecem em todo o país, patrocinados por vários órgãos como prefeituras, academias de literatura e editoras. Muitos concursos possuem premiação em dinheiro ou certificados de honra ao mérito. Outros fornecem contratos para a publicação das obras vencedoras. Ser premiado nesses concursos é uma excelente forma de criar um currículo como escritor.

Recomendamos que tenham cuidado apenas com as publicações em blogs ou ebooks. Muitos concursos exigem que a obra seja inédita e desclassificam os trabalhos publicados, anteriormente, em quaisquer mídias (sites, jornais, revistas, ebooks). Portanto, pense duas vezes antes de publicar em sites obras que serão enviadas para os concursos.

Por fim, lembre-se de verificar as condições para direitos autorais e plágio. Sugiro ficar ligado no site Concursos e Prêmios Literários e no blog Concursos Literários, onde são publicados vários editais de concursos em todo o país e no exterior.

Boa sorte aos novos escritores.


6 comentários:

  1. Excelente post, e ótimos conselhos, nobre druida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Odin. Recomendo a todos que quando pretenderem entrar nos concursos, fiquem atento as clausulas dos editais. Principalmente, a questão de direito autoral das obras. Sempre é bom conhecer todos os direitos.

      Excluir
  2. Muito bom mesmo. Já havia um tempo em que eu estava pensando em participar de algo assim, não sabia um site que reunia informações sobre concursos, muito obrigada nobre druida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Astreya, essa é apenas um porta. Sei que carreira de escritor não é fácil, mas não custa tentar! Acho que todos nós tempos muito potencial! Abraço!

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!