GURPS e suas diferenças



Suplementos e mais suplementos
(por Filipe Dias)

Sem dúvida, GURPS é um dos jogos de RPG que possuem o maior número de suplementos. Para os jogadores que estão escolhendo o que comprar, vale apena entender o que os livros pedem oferecer.

Os Livros de Cenário contêm ambientações completas e bem definidas. Personagens, descrições de cidades, reinos, planetas ou sistemas estelares. Em conjunto com os módulos básicos, você já é capaz de criar suas próprias aventuras e jogar. O cenário mais clássico é o GURPS BANESTORM, que traz a descrição do mundo de Yrth e o continente de Ytarria.

Os Livros de Gênero são discussões sobre um determinado assunto. Eles não apresentam um cenário, mas novas regras e possibilidades para que o mestre e seus jogadores criem o seu próprio cenário. Como exemplo, temos o GURPS CYBERPUNK, o GURPS HORROR e o GURPS FANTASY.

Livros de Aventuras, seja aventuras-solo ou em grupo são suplementos com campanhas completas para ser usadas nas mesas de jogo. GURPS FANTASY ADVENTURES, GURPS CYBERPUNK ADVENTURES, dentre outros títulos, são bons exemplos.

Por fim, os Livros de Referência, usados para expandir os personagens. Destaca-se o GURPS MAGIA, GURPS ULTRA-TECH, GURPS LOW-TECH, que aumentam a gama de magias, armas e equipamentos disponíveis para serem usados em conjunto com os outros livros.

10 comentários:

  1. Muito informativo! Em sistemas que contam com dezenas de suplementos, é sempre bom deixar estas coisas claras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom saber o que está adquirindo primeiro. Senão você compra gato por lebre.

      Me senti assim quando comprei o GURPS CYBERPUNK. Como ele apenas dava referencias e debatia o gênero fiquei perdido nas primeiras aventuras. Depois que li o Cyberpunk 2020, Shadowrum e as bibliografias recomendadas entendi como o gênero funcionava.

      Excluir
  2. GURPS: alguns minutos pra aprender como c joga, e a vida inteira pra c aprimorar nele. Agora a pergunta é qdo a Devir vai lançar td aquela caixinha da ilustração. É suplemento paca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, quando comprei o GURPS Campanhas eles prometeram o MAGIA, o BANESTORM e o SPACE. É esperar!

      Excluir
    2. o magia já ta saindo e o powers deve vir depois.

      Excluir
    3. Javo, tem alguma noticia da Devir sobre o magia? Acho que é um bom suplemento para começar.

      Excluir
  3. bem,se gurps ficar na quarta edição até lá pra 2035 acho que dá pra chegar perto. talvez.
    muito informativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Javo, pelas especulações em outros blogs, o Steve Jackson anunciou que uma quinta edição não sai antes de 2027 ou algo assim. Bem, o que importa é que tem tempo para lançar os suplementos. Entretanto, não sei se tem mercado no Brasil para tantos! Eu, agradeceria!

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!